Com as regras impostas pelos decretos municipais e estaduais para prevenção do Coronavirus, o dia a dia da população do mundo sofreu uma grande transformação e uma das medidas de se prevenir contra o Covid-19 é ficar em casa.
Em ano eleitoral em meio a essa pandemia os espaços se tornaram restritos para visitas, apertos de mãos, abraços, ou seja, tudo proibido porque estamos em isolamento social. No entanto, em Lagoa Grande o prefeito Vilmar Cappellaro usa de dois pesos e duas medidas para tentar sair na frente, ou seja, ‘o sujo falando do mal lavado’ e, com a ajuda de alguns aliados, tenta denegrir a imagem do seu principal concorrente, o pré candidato Henrique Diniz(DEM).
Esta semana, Henrique e o ex prefeito Robson Amorim foram alvo de várias críticas por parte de pessoas ligadas a gestão, que criticaram que meio a pandemia o pré candidato, estaria fazendo pré campanha andando no interior do município, colocando em risco a saúde da população do interior, quando na verdade estavam acompanhando o resultado das chuvas nas comunidades e os prejuízos causados por falta de ação do poder municipal em estar fazendo as devidas e solicitadas intervenções de reestruturação das barragens e pequenos barreiros, onde vários se romperam.
No entanto, desde que os decretos municípios e estaduais entraram em vigor, mesmo que; usando do poder de prefeito, Vilmar não tem sido cumpridor do seu próprio decreto, que manda as pessoas ficarem em casa em isolamento social e, não tem perdido a oportunidade de botar o pé na estrada e visitado várias localidades e famílias no interior do município fazendo sua pré campanha.
Em sua casa de morada provisória, (mesmo tendo construído uma casa em Lagoa Grande continua morando em sua luxuosa mansão em Petrolina) e, tem recebido visitas, a exemplo do ex prefeito Dhoni Amorim que vem de área de risco de contaminação(Petrolina/Juazeiro) entre outros visitantes.
Além disso, acompanhado na vereadora Edneuza Lafaiete a poucos dias esteve fazendo visita na localidade de Jatobazinho e distrito de Vermelhos, isso tudo fazendo questão de registrar.
E neste domingo(19), mais um registro do isolamento “faz de conta” do prefeito e os secretários de Agricultura Reginaldo Alencar e Infraestrutura Antonio Coelho e, também do presidente da Câmara de vereadores, Josafá Pereira, em mais uma andança na região do Distrito de Jutai, sem usar sequer uma máscara, o prefeito Vilmar foi conferir o volume de água da Barragem de Contendas, apenas o secretário de agricultura usava máscara e, logo em seguida foi flagrado em um posto de combustível em Jutai, conversando tranquilamente apoiado sobre uma mesa de sinuca bem próximo de populares sem usar máscara, já os secretários de agricultura e de Infraestrutura estavam dentro da lanchonete em contato com populares, onde apenas Alencar usava máscara.
Vale destacar que o recém chegado a pasta de Infraestrutura essa semana já foi alvo de críticas ao ser flagrado em uma selfie com várias pessoas em uma rodada de bebida na calçada de uma residência e, vários outros membros da gestão não tem dado bom exemplo e ainda fazem questão de registrar e circular nas redes sociais.
Uma ação bastante arriscada que põe em risco a vida de centenas de pessoas, onde além do prefeito, outros que também moram em Petrolina é o secretário de Agricultura Reginaldo Alencar(Izacolandia) e o presidente da Câmara Josafá Pereira, onde o número de casos confirmados do novo coronavírus subiu neste domingo(19) para 15; destes, 7 foram confirmados através de testes rápidos feitos pela prefeitura e 8 diagnosticados através do exame realizado pelo Lacen-PE.
Então seguindo o que diz os decretos sempre que uma pessoa retornar de uma cidade com casos confirmados, deve passar no mínimo 14 dias em isolamento social.
Como perguntar não ofende: Seguindo os decretos como ficaria a situação dessas figuras, que moram em Petrolina e transitam todos os dias de lá pra cá?
Fotos: Grupos de whatssap