População de Açude Saco II usa redes sociais para chamar atenção de autoridades para um grande perigo

A imagem pode conter: céu, árvore, planta, nuvem, atividades ao ar livre, natureza e água

Em Lagoa Grande no sertão de Pernambuco, moradores da localidade de Açude Saco II no Distrito de Jutaí,  estão vivendo uma situação de abandono e que vem tirando o sono de todos que azem parte daquela comunidade e também que vivem as margens do Açude SacoII.

Os moradores estão apelando as redes sociais  para chamar atenção do poder público municipal e das autoridades para intervir no problema que pode se transformar em uma grande tragédia.

De acordo com os moradores, o desordenado e descontrolado nascimento e crescimento de pés de algaroba que tem se alastrado no sangradouro do referido açude,  poderá dificultar o escoamento da água caso chegue a sangrar, como também, a quantidade de algaroba existente pode comprometer a estrutura da parede.

Além da grande quantidade de algarobas em alguns locais a parede aparece com rachaduras e tá tomada pelas referidas árvores.

 Confira o apelo feito por Dona Espedita Esidorio através da sua página no facebook:

Gente, venho aqui mais uma vez, fazer um apelo, por uma coisa q esta preocupando muito,a comunidade de açude saco, temos, aqui,uma maravilha q nos foi dada,estamos muito feliz,por o nosso açude esta enchendo,mais ao mesmo tempo triste, por corremos um grande risco, se ele chegar a transborda, por conta da quantidade de algaroba q tem nas margens do sangrando, quero pedir aqui, aos nossos representante, como o nosso prefeito, Vilmar Cappellaro, nossos vereadores, Josafá, quero pedir que venhao aqui da uma olhada, sei que o momento não é bom, mais pode ficar pior se nada for feito, então senhor prefeito se vosa senhoria não poder vim mande alguém aqui por gentileza pra ver a situação de perto q não é boa, estamos todos correndo um grande risco,estamos aguardando a visita de vcs.

A imagem pode conter: céu, planta, árvore, nuvem, atividades ao ar livre e natureza

De acordo com os moradores, o Açude Saco II, está completamente abandonado onde nem mesmo o equipamento da comporta, já não  funciona mais, o que aponta um dos principais riscos  caso necessite utiliza este equipamento de urgência, o que colocará em perigo a população local chegando até o município de Santa Maria da Boa Vista.

“Isso é uma vergonha, porque se o açude encher poderia liberar água para pessoas que mora na região, pois vidas estão em perigo, aqui e nas margens, como no caminho de Santa Maria da Boa Vista por onde a água passa”, disse um morador.

IMG-20200420-WA0034

O lago criado pela construção da barragem cobre uma área de 2.022 ha e acumula um volume de 123.524.000 M39 oferecendo um potencial para irrigar 4.500 ha, além de proporcionar o cultivo de vazante e a prática de piscicultura. capaz de gerar um potencial hidrelétrico de 540 CV.

No ano passado foi divulgado em matéria da Folha de PE, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) divulgou a lista de 63 barragens em risco no estado de Pernambuco, entre elas, o Açude Saco II.

2 comentários em “População de Açude Saco II usa redes sociais para chamar atenção de autoridades para um grande perigo

  1. HEROTILDES alencar Responder

    Até meus 7 anos vivi nesse lugar onde eu fui muito feliz ,hoje vendo ese abandono fico triste ,nunca pensei que era lugar seria abandonado dese jeito ,E um lugar muito bonito ,moro SP hoje mas Gostaria que os governantes tomaram providência pois se a a parede se rompe vai destruí o pouco que o povo tem nesse lugar em nome dos moradores eu peço ,fação algo por favor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *