A 3ª etapa do Plano de Convivência das Atividades Econômicas com a Covid-19 se inicia nesta segunda-feira (15), com a reabertura de lojas com até 200m quadrados do varejo de rua (bairro e centro), funcionando exclusivamente das 9h às 18h. Também poderão funcionar salões de beleza e serviços de estética, concessionárias e locadoras de veículos com 50% dos funcionários de vendas, e treinos de futebol profissional. Todos estes estabelecimentos precisam seguir regras específicas para o seu setor, além das medidas do protocolo geral. A reabertura acontecerá em todo Estado, exceto em 85 municípios do Agreste e da Zona da Mata, que ainda apresentam aumento na demanda por leitos de UTI.
⠀⠀⠀
Entre as regras específicas para o varejo, além do tamanho limite de até 200m quadrados, também está proibida a realização de eventos públicos como shows e apresentações, que possam gerar aglomeração. Só poderá ser atendido um cliente para cada 20m quadrados, ou seja, em uma loja do tamanho máximo permitido, só poderão entrar até 10 clientes ao mesmo tempo, fora os funcionários. Está proibido qualquer tipo de consumo ou prova no local, seja produto alimentício, cosméticos, bijuterias ou acessórios. A limpeza dos provadores deve ser feita imediatamente após a utilização de cada cliente, e superfícies mais tocadas, como mesas e balcões, devem ser limpos de hora em hora.
Esta flexibilização não se aplica a lojas de shopping centers ou similares, que só podem funcionar por delivery e ponto de coleta. Unidades de open malls, que têm estrutura projetada para permitir a ventilação natural, mediante a realização do controle e restrição no fluxo de clientes, podem funcionar das 12h às 20h. Neste caso, só poderá ser atendido um cliente para cada 10 metros quadrados de área comum, excluindo os trabalhadores. Galerias também podem funcionar, das 9h às 18h, quando projetados para permitir a ventilação natural.
Confira todos os protocolos completos em Protocolos Setoriais.