O secretário de Alfabetização do Ministério da Educação (MEC), Carlos Nadalim, deverá se tornar o ministro interino a partir desta 5ª feira (18.jun.2020). A saída de Abraham Weintraub pode ser anunciada nesta manhã. A decisão foi tomada na noite de 4ª feira (17.jun). Poderá, porém, ser adiada com a prisão do ex-assessor Fabrício Queiroz em Atibaia (SP).
Weintraub se desgastou ao chamar ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) de “vagabundos” na reunião ministerial de 22 de abril que teve o vídeo divulgado. No domingo (14.jun) Weintraub participou de manifestação na Esplanada e repetiu a ofensa. O presidente Jair Bolsonaro criticou a atitude do subordinado na 2ª feira (15.jun).
Nadalim é formado em Direito e é mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (PR). Foi escolhido para o cargo no início de 2019 na gestão de Ricardo Vélez. Ambos são ligados ao escritor Olavo de Carvalho. Defendem a reintrodução de métodos mais antigos de alfabetização, diferentemente do sistema introduzido pelo educador Paulo Freire (1921-1997).
A escolha de Nadalim para substituir Weintraub mostra a força dos olavistas no governo do presidente Jair Bolsonaro. Normalmente, quando um ministro deixa o cargo, é substituído interinamente pelo secretário-executivo. No MEC, essa posição é ocupada por Antonio Vogel de Medeiros.
(Poder 360)