Na busca de parcerias para o desenvolvimento da cidade, a Prefeitura de Lagoa Grande, promoveu ontem, 10, através da secretaria da Educação – SEDUC, um encontro entre UNIVASF e Embrapa para iniciar as tratativas de gestão e operação da Enoteca pública municipal no âmbito da promoção da Enologia e do Turismo. Além do gestor municipal de Lagoa Grande, a reunião contou com a participação do reitor UNIVASF, Dr. Paulo Cezar Fagundes, os pesquisadores da EMBRAPA, Dr. Paulo Roberto Coelho e Dr. Flávio, além da secretária municipal da Educação, profa. Fabiana Ribeiro e do analista da SEDUC, prof. Marcone.
O reitor UNIVASF considera primordial a criação de um órgão que promova as diferentes fases da cadeia produtiva do agronegócio. “Estamos discutindo as diversas formas da parceria acontecer. Já estamos com o projeto do curso de enologia quase pronto, temos outras fases de aprovação, claro que tem um custo sobre isso, mas estamos avançando. O curso de enologia tem um apelo muito forte e essencial para a região e principalmente para Lagoa Grande onde as maiores vinícolas estão instaladas e acredito nesta parceria que estamos desenvolvendo com a Embrapa e outros parceiros. A pedido do prefeito vamos continuar discutindo e depois apresentar ao MEC a idéia de criação, em parceria com instituições privadas, um Instituto ou condomínio de ciência, pesquisa e inovação e isso será um grande ganho para toda a cadeia produtiva do agronegócio na região. Parabéns ao gestor municipal pela iniciativa” elogiou Fagundes.
De acordo com o chefe do executivo municipal, os objetivos da parceria é tornar o espaço da Enoteca um grande referencial para a educação, formação profissional e promoção do turismo. “Acredito que o desenvolvimento de uma cidade ou de uma região precisa começar pela educação, planejamento e promoção dos atrativos, por isso procuramos quem bem entende do assunto, os nossos parceiros UNIVASF, Embrapa e outros. Buscar essas parcerias são passos importantes para que o município ganhe ainda mais destaque na educação, na economia e no turismo. Além de apresentarmos o potencial da cidade, estamos investindo na formação profissional e qualificada de nossos jovens para o mundo de oportunidades”, esclareceu o gestor de Lagoa Grande.
ASCOM