Prefeitura de Lagoa Grande realizará cadastramento de criadores para distribuição de vermifugos na 4ª Campanha de Vermifugação e Controle de Verminose do município

CAMPANHA-VERFMIFUGAACAO

A Prefeitura Municipal de Lagoa Grande(PE), através da Secretaria da Agricultura e Desenvolvimento do Interior(SEADI),  lançou na última sexta 14/08 na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais(STR), a 4ª Campanha de  Controle de Verminose de Caprinos e Ovinos, esse ano terá  um maior número de doses de vermífugo a ser doado para ampliar a quantidade do rebanho a ser vermifugado no município.

“Devido a pandemia do Coronavirus, esse ano estamos enfrentando dificuldades para ser realizada a campanha, no que chamamos atenção dos criadores e lideranças comunitárias, para juntos fazermos uma diferente logística para ser realizada a distribuição das doses do vermífugo e a campanha venha a obter êxito”, disse o secretário de agricultura Reginaldo Alencar.

O secretário destaca o crescimento na distribuição das doações do vermífugo, sendo que em 2017 foram doadas aos criadores, 70.000 doses; em 2018 foram doadas 80.000 doses e, em 2019 foram 90.000 e, esse ano serão doadas 125.000 doses de vermífugo (Cocidiostático) para o combate de verminose e mais 18.000 doses de Sulfaquinoxalina para a prevenção de eimeriose.

Ainda de acordo com o secretário, esse ano já está ocorrendo alguns casos de eimeriose acontecendo no município, o que no ano passado causou grandes prejuízos no rebanho de caprinos com a mortandade, o que foi notícia nacional.

A doença apresenta quadros clínicos diversos como; anorexia, anemia e diarreia sanguinolenta, evoluindo para infecção podendo levar a morte e, que foi descoberta por veterinários do IPA, através de um trabalho de pesquisa realizado no município e hoje serve de modelo para todo o Brasil.  

“Nós tivemos muitos casos da eimeriose no ano passado e, esse ano já começou, no interior já tá morrendo muitos animais jovens, por conta da eimeriose, ela ocorre mais quando o clima esquenta e as madrugadas são frias, morrendo muitos caprinos e ovinos, sendo mais atingidos os animais jovens”, explica o secretário Reginaldo Alencar.

Reginaldo-Alencar.-Sec.-Agricultura-Lagoa-Grande-23.01-1024x768

 “Esse ano não acontecerá devido a pandemia e evitando aglomerações, o trabalho técnico educativo de esclarecimentos com palestra aos criadores nas associações, não acontecerá. O município estará somente distribuindo as doses, para facilitar a vida dos criadores e, esse ano precisa que os criadores procurem suas lideranças comunitárias para preencher um cadastro para levantamento do número de animais de cada criador. Esse cadastro se encontra no STR e também na Secretaria de Agricultura, então as lideranças devem procurem a Secretaria e o STR e levar para suas comunidades para realizar o cadastramento, só assim teremos a dimensão das quantidades do rebanho de caprinos e ovinos de cada criador e, então fazer uma distribuição justa dos vermífugos”, disse Alencar.

Campanha de vermifugação para caprinos e ovinos terá inicio no ...

O cadastramento deve ser feito de 18 a 30 desse mês, sendo que; a partir de 1º de setembro as doses serão distribuídas de acordo com o cadastramento e o número de animais cadastrado pelos criadores.

Lagoa Grande é um dos mais importantes municípios do estado na criação e comercialização de caprinos e ovinos do Vale do São Francisco, chegando a quase 130 mil animais sendo 70% caprinos e 30% de ovinos.

A campanha segui até o final do próximo mês de setembro e, é realizada em parceria com o Instituto Agronômico Pernambuco (IPA), UNIVASF, EMBRAPA e Sindicato dos Trabalhadores Rurais(STR), Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável(CMDRS), ADAGRO e Associações de produtores Rurais.

A campanha foi criada no ano de 2015 através de projeto de lei do legislativo, mas somente veio ganhar força a partir de 2017, sendo que em 2016 a campanha não foi realizada.

Fotos: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *