Em Belém do São Francisco(PE), o prefeito eleito pela terceira vez, Gustavo Caribé do MDB, já tem sua lista de secretariado fechada para sua gestão a parti de 1º de janeiro de 2021 já causando polêmica e abrindo debate antes mesmo de assumir o comando do município.
Os titulares das pastas são os seguintes:
Os titulares das pastas são os seguintes: Kely Marcula (Secretaria de Finanças e Administração); Ivison Teixeira (Secretaria de Turismo e Cultura); Maria do Patrocínio (Secretaria de Educação); Eveline Bacana (procuradora do Município); e Fabrícia Romão (Controladoria Interna).
Enquanto isso, para a Secretaria de Saúde, o prefeito indicou, nada mais nada menos que sua mãe, a senhora Núria Granja Caribé e para Assistência Social, mais um membro da família, sua irmã, Laisa Cavalcante.
As duas integrantes do secretariado de Caribé, são parentes diretas dele.
O prefeito eleito ainda concentrou mais uma pasta, a de Infraestrutura que sem indicação de secretário, ficará sob sua responsabilidade.
Já a de Secretaria de Agricultura terá à frente o vice-prefeito eleito, Dr. Batista (Avante).
A decisão foi tomada, segundo Caribé, “para reduzir gastos”.
Como perguntar não ofende:
A indicação da mãe e da esposa do prefeito Gustavo Caribé para ocupar os cargos de secretárias, não seria prática de nepotismo?
Como a palavra a assessoria do prefeito eleito Gustavo Caribé.
Nepotismo
O Nepotismo ocorre quando um agente público usa de sua posição de poder para nomear, contratar ou favorecer um ou mais parentes. O nepotismo é vedado, primeiramente, pela própria Constituição Federal, pois contraria os princípios da impessoalidade, moralidade e igualdade.