Já era inicio de noite desta terça-feira (19) quando a equipe da secretaria de saúde do município de Orocó chegou à comunidade indígena Truká trazendo na bagagem o primeiro lote da vacina contra a Covid-19, todos estavam ansiosos por esse momento e cheios de esperança de que a normalidade vai voltar a tomar conta da vida de todos.
Quem também estava visivelmente emocionada era dona Lurdes Truká, guerreira respeitada de tantas lutas e se colocou mais uma vez na linha de frente. Foi ela a primeira pessoa a receber o imunizante no município sertanejo, aos 78 anos de idade dona Lurdes Truká dar mais um grande exemplo para seu povo e todo sertão de Pernambuco.
Quem acompanhou e falou desse importante momento foi o secretário de saúde de Orocó Ricardo Bezerra, lembrando que o município tem sido visto como modelo na região no que diz respeito ao combate ao novo coronavirus. Ricardo enfatizou que a parceria com comunidades tradicionais, a exemplo dos indígenas Truká tem sido de fundamental importância.
Além de dona Lurdes Truká, receberam a primeira dose do imunizante contra a Covid-19 seu filho, o cacique Issor Truká e o vigilante Edson, também conhecido por Bindó. A técnica em enfermagem indígena Margarida e o enfermeiro indígena Julio, foram os responsáveis pela aplicação das doses do imunizante, sob a coordenação de Marta Ferraz.