Em Curaçá município do norte Bahiano, a segunda gestão do prefeito Pedro Oliveira, continua sendo difencial em todas áreas mantendo a avaliação positiva perante os Curaçaenses.
Como nunca se viu nas gestões que antecederam o prefeito Pedro OliveIra, o sistema educacional vem passando por uma transformação de aprendizagem evolutiva no topo da qualidade, alcançando índices importantes com a valorização do ensino e de seus profissionais.
A gestão através da Secretaria de Educação sob o comando do secretário Daniel Torres, tem se tornado o carro chefe da gestão em destaque valorizando a cultura, religião, etinia junto a população como um todo na sociedade.
Pois bem. A Educação Escolar Indígena, os artigos 78 e 79 do Ato das Disposições Gerais e Transitórias da Constituição de 1988 preconiza como dever do Estado o oferecimento de uma educação escolar bilíngüe e intercultural que fortaleça as práticas socioculturais e a língua materna de cada comunidade indígena e proporcione a oportunidade de recuperar suas memórias históricas e reafirmar suas identidades, dando- lhes, também, acesso aos conhecimentos técnico- científicos da sociedade nacional.
Seguindo esse contexto, na prática essa obrigação ficou apenas com o Município e ao longo dos últimos anos em Curaçá, a gestão tem feito o possível para garantir esse direito histórico.
E nessa quinta-feira(13), o secretário Daniel Torres recebeu em seu gabinete, representações importantes no município, o Cacique Miguel, acompanhado da Luzinea das Escolas Indígenas, Messias, liderança do Cajueiro e Fernandes, Gilvan e João de Deus, lideranças do Porto da Vila, Salgado e São Miguel, legítimos representantes do Povo Tumbalalá no município de Curaçá.
O objetivo foi debater o fortalecimento ainda mais e o laço de compromisso educacional com a população formando uma sociedade com direitos igualitário.
“O desejo e a ordem do nosso prefeito Pedro Oliveira é avançar ainda mais e buscando soluções para os principais problemas na força do nosso povo, assim. Assim seguimos, sem deixar ninguém pra trás, juntos superaremos esse desafiador momento e continuaremos a construir um Curaçá cada vez melhor para todos e todas”, destacou o secretário Daniel Torres.