A série acompanha encontros de artistas da capital do Agreste. Em cada documentário da série A Letra do Pife, músicos serão imersos num universo de criação e reciprocidades com cantores, poetas, literatos de Caruaru, que se encontram para criar uma letra musical, uma composição melódica, sempre acompanhados de bandas de pífanos de Caruaru.
O diretor-presidente da TV PE, Ivan Júnior, disse que a emissora não poderia deixar de prestar uma grande homenagem pelo aniversário de Caruaru. “A cidade é a sede da nossa geradora, inclusive a primeira da região a sediar uma transmissora”, relata.
“Foi em Caruaru que foi dado o passo para a interiorização do desenvolvimento e a cidade se transformou no principal polo industrial e comercial da Região”, acrescenta o diretor- presidente da TV PE. Ele ressalta que Caruaru se destaca ainda como grande polo cultural do Brasil, com tantos artistas talentosos que seria difícil citar. ” Dois grandes nomes são o Mestre Vitalino e Onildo de Almeida, que imortalizou a Feira de Caruaru na voz de Luiz Gonzaga”, salientou Ivan Júnior, parabenizando a cidade e seu povo.
Depoimentos – A homenagem continua com a exibição de 10 pílulas que serão exibidas na programação da TV PE, com artistas, músicos, artesãos, falando sobre o amor pela capital do Agreste. Pessoas que fazem a história e a identidade da cidade declaram o orgulho de ser caruaruense.
A artesã do Alto do Moura, Marliete Rodrigues, seguidora do Mestre Vitalino, assim como seus pais e nove irmãos, fala do desenvolvimento da cidade e das oportunidades oferecidas. “Tenho orgulho de representar Caruaru, pelo Brasil e em outros países, através da minha arte. Te amo muito Caruaru!”, se declarou Marliete.
A apresentadora da TV PE, Moema França, nascida em Caruaru, também falou do seu amor pela Princesinha do Agreste. “Caruaru é o meu país – expressão usada pelos caruaruenses -, por vários motivos, disse, lembrando das tradicionais festas da infância e das histórias da cidade.
A atriz Prazeres Barbosa entoou um repente para contar os prazeres de Caruaru. E a também atriz e cantora, Gabi Pele Preta, disse que no solo de Caruaru germinou tantos artistas que fizeram a cidade virar música e poesia. ” O melhor da Princesinha do Agreste são as pessoas” destacou.
Vale a pena conferir essas pílulas de amor pela cidade e as homenagens cheias de emoção e gratidão que cada um fez pelos 164 anos da capital do Agreste.