A força de um líder político em Cabrobó pode ser medida tambem pela capacidade de transferência de votos para candidatos a deputado federal, isso normalmente serve como um termômetro para uma possível analise das próximas eleições municipais.
Nas eleições do ano de 2022 ao menos quatro candidatos vão disputar voto a voto dos eleitores de Cabrobó, o candidato do prefeito atual deputado federal Sebastião Oliveira; o candidato do ex-prefeito Eudes Caldas que vai ser Lucas Ramos; ainda o candidato do tambem ex-prefeito Auricélio Torres que será o deputado federal Fernando Monteiro e o deputado federal Raul Henry candidato de Dim Saraiva.
Já faz muitos anos que prefeito e vice não apóiam o mesmo candidato a deputado federal em Cabrobó, os últimos foram Edgar e Auricélio em 1998 quando votaram em Osvaldo Coelho. Daí para cá todos os prefeitos e vices estiveram com candidaturas diferentes, destaques para Eudes e Mario em 2006 e 2010 e para Auricélio e Romero em 2014. Em 2022 o prefeito Galego de Nanai e o vice Dr. Lucas Novaes vão apoiar o candidato Sebastião Oliveira.
Portanto, todas as atenções da política na capital da cebola estão voltadas para os apoios a esses quatro candidatos. Há quem diga que o acirramento da disputa deve ser entre o grupo do atual prefeito Galego de Nanai e do ex-prefeito Eudes Caldas, todavia o ex-prefeito Auricélio quer chegar forte nas eleições e já conta com vários apoios. Dim Saraiva, conseguiu fazer de Henry o deputado mais votado na terra do arroz em 2018.
Um detalhe na política interna da cidade que banha o Nordeste brasileiro com água do velho Chico, os quatro principais lideres da política e que vão protagonizar disputas por votos para seus candidatos a deputado federal, pelo menos até esse momento são aliados do governo do estado. Os quatro nomes citados, Oliveira; Ramos; Monteiro e Henry fazem parte da base de apoio política do governador Paulo Câmara.
Blog do Didi Galvão