Infelizmente hoje a intolerância e a violência venceram a vida. Roberta da Silva, mulher trans, 33 anos, que teve 40% do corpo queimado faleceu na sexta pela manhã, no Hospital da Restauração. Prestamos nosso respeito e solidariedade à família, amigas e amigos de Roberta e a toda a comunidade LGBT. O Governo de Pernambuco não tolera crimes de ódio e repudia que uma pessoa seja assassinada pela sua condição de gênero ou orientação sexual. Pernambuco atua, permanentemente, na política de prevenção, junto às secretarias e aos municípios. Roberta era assistida pelos programas Atitude e recebia o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Neste momento a família recebe apoio e amparo da Coordenadoria LGBT do Estado e da Secretaria de Assistência Social do município do Recife.
Para prevenir e impedir a violência contra pessoas LGBT, foi instituído pelo Governo do Estado de Pernambuco, mais um instrumento, o Comitê de Prevenção e Enfrentamento da Violência LGBTFóbica para estruturar as ações de enfrentamento a essa violência. Nele, reunimos as Secretarias Estaduais da Mulher; Desenvolvimento Social, Criança e Juventude; Defesa Social; Saúde; Educação e Esportes; Justiça e Direitos Humanos e Prevenção à Violência e Drogas, para traçar novos planos contra o preconceito, através de ações enfáticas. O comitê trabalhará de forma integrada para capacitar, assessorar e mobilizar em articulação com os municípios, a prevenção, o acolhimento às vítimas e punição aos agressores.
Informamos ainda que o adolescente de 17 anos apreendido por ato infracional análogo a tentativa de homicídio qualificado contra Roberta, cumpre internação provisória na Funase, onde aguarda sentença.