Em Pernambuco, 145 municípios estão aptos a participar do prêmio, que monitora por quatro anos a gestão pública inscrita. Destes 64 já assinaram o termo de compromisso com o Unicef. Para o presidente da Amupe e 1º secretário da Confederação Nacional de Municípios (CNM), José Patriota, gestor que já conquistou o Selo Unicef, o segredo está na promoção da integração entre as secretarias e no trabalho conjunto entre os poderes municipais.
“Saúde, educação e assistência social são áreas estratégicas e devem se integrar aos demais secretários. Com a liderança do prefeito, apoio do legislativo e da sociedade civil organizada, nós podemos alcançar os resultados. A Amupe demonstra o seu total apoio ao selo Unicef e reconhece a sua importância para a melhoria de vida das nossas crianças e dos nossos adolescentes, pois a grande arma é a educação. Por esse motivo pedimos que todos os municípios aptos à inscrição, realizem-a até o dia 08 de agosto.”, frisou José Patriota.
A vice-Governadora, Luciana Santos, elogiou a Amupe através do seu presidente José Patriota, dizendo que a Instituição tem uma tarefa importante para fazer essa integração permanente junto a Unicef, lembrando que Patriota tem fortalecido a Amupe com parcerias, também junto aos entes federativos. “Hoje é um dia especial dos 184 municípios pernambucanos, 154 estão preparados para aderirem a essa iniciativa da Unicef e deste total, 77 já assinaram o termo de adesão, assumindo o compromisso”.
Especialista em Saúde e HIV do Unicef, Jane Santos também participou da reunião. Segundo Jane, “o Município ganha uma trajetória de 4 anos juntos com o Unicef, além de parceiros que auxiliam com suporte técnico, a partir do acompanhamento permanente com uma mobilização que venha assegurar políticas públicas em benefício das crianças e adolescentes”. As inscrições para o Selo Unicef ocorrem até o dia 08 de agosto, e podem ser realizadas através do endereço: selounicef.org.br/adesao.
Além das autoridades citadas no texto, participaram do evento o secretário executivo de Gestão Estratégica e Participativa de Pernambuco, Humberto Antunes, a especialista em Política de Assistência Social da Asserte, Ana Cláudia Botelho; o promotor de Justiça, Fabiano Saraiva; o presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Joelson Rodrigues; o presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Pernambuco (Undime/PE), Natanael Silva; o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Pernambuco (Cosems/PE); além da presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social, Ana Rita Suassuna.