Praticamente todos os vereadores não sonham apenas em permanecer na posição de vereador, eles almejam um passo mais alto. No caso de Petrolina, os parlamentares de oposição não devem ter esse projeto, apenas os de situação. Mesmo assim, podem esbarrar nos escolhidos do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), e sair nessa disputa significaria bater de frente com interesses maiores.
Portanto, esse sonho terá de ser adiado. Isso porque a chamada ‘janela’ partidária, prevista pela Justiça Eleitoral, não deverá se aplicar a eles porque o mandato dos atuais vereadores só termina em 2024 – quando, então, poderiam solicitar desfiliação da legenda para ingressarem em outra, sem o perigo da perda do mandato por infidelidade partidária.
A pergunta que fica é: algum vereador vai arriscar sair de seu atual partido para aventurar a candidatura a deputado estadual por outro partido, nessas atuais condições, sem um motivo justo? Outro questionamento que fica é em relação à vereadora Maria Elena (MDB).
Na eleição passada ela chegou a iniciar alguns movimentos para sair candidata, mas acabou desistindo da empreitada. É esperar para ver.
Blog do Carlos Brito