Pernambuco recebeu no fim da noite da última quarta-feira (1º) mais 54.900 doses da vacina da Pfizer/BioNTech, que desembarcaram no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre.
Como de costume, as vacinas foram encaminhadas ao Programa Estadual de Imunização (PNI-PE), onde os técnicos verificam a temperatura, fazem o acondicionamento na câmara fria e, posteriormente, iniciam a separação dos quantitativos por município.
Só após esse trabalho minucioso as doses são encaminhadas às Gerências Regionais de Saúde (Geres), ficando à disposição para retirada pelos gestores municipais.
“Precisamos manter um ritmo avançado na vacinação dos pernambucanos para continuarmos com índices baixos de adoecimentos graves e óbitos pela Covid-19. Além de garantir a primeira dose de mais pessoas, também enviaremos aos municípios vacinas específicas para a segunda dose. Por isso, reforçamos mais uma vez a importância de finalizar o esquema vacinal. A população precisa ficar atenta para não perder a data dessa segunda aplicação”, afirmou o secretário estadual de Saúde, André Longo.
Vacinas
Com as vacinas que chegaram ao Estado, nesta última quarta-feira (1º), Pernambuco ultrapassou a marca de 10 milhões de doses desembarcadas em território pernambucano. Até o momento, o Estado totaliza o recebimento de 10.477.640 doses de vacinas contra a Covid-19.
Desse total, foram 4.133.520 da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, 3.931.320 da Coronavac/Butantan, 2.240.550 da Pfizer/BioNTech e 172.250 da Janssen.
Folha de PE