Mais quatro casos de transmissão local da variante Delta do novo coronavírus foram confirmados pela Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) nesta quinta-feira, 2.
Amostras sequenciadas pelo Instituto Aggeu Magalhães (IAM/Fiocruz) atestaram que o vírus também está em circulação de Araripina. Uma pessoa do município foi infectada pela cepa mais contagiosa.
É o segundo município do Sertão a ter caso confirmado da mutação do vírus. Um caso foi atestado em Exu no último fim de semana.
De acordo com a Secretaria de Saúde, foram analisadas 89 amostras coletadas entre 25 de julho e 18 de agosto. Outros três casos da variante foram confirmados em Olinda, Ipojuca e Caruaru. As 85 amostras restantes deram positivo para a variante gama, que surgiu em Manaus e ainda é predominante no Estado. Ao todo, Pernambuco soma 14 diagnósticos de infecções pela Delta.
A SES-PE orientou os municípios a investigar e acompanhar os contatos das pessoas contaminadas pela cepa originada na Índia no final de 2020. Essa variante foi classificada como de ‘preocupação’ pela OMS (Organização Mundial da Saúde).