A Secretaria Municipal de Saúde de Lagoa Grande-PE, por meio do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), intensificou neste mês os trabalhos de prevenção contra o suicídio. As ações fazem parte do “Setembro Amarelo’’, uma campanha mundial que visa as discussões sobre a valorização da vida.
Na última quarta-feira (29), as ações desenvolvidas pelo CAPS foram: palestras, aplicações de auriculoterapias, dinâmicas e roda de conversa. Busque informações, procure ajuda, fale abertamente sobre as emoções. A fala auxilia no entendimento dos sentimentos, na compreensão do que se passa dentro de si. Sem julgamentos, contra si ou contra o outro. Busque os serviços do Centro de Atendimento Psicossocial – CAPS.
Além dos usuários do CAPS, o evento contou com a participação do Secretário de Saúde Claudeval Galvão, do Vereador Mantena, do procurador do município, Dr. Roberto Estevo e a comunidade em geral. “O objetivo é oferecer informações qualificadas sobre diversos aspectos da prevenção do suicídio a comunidade de Lagoa Grande e aos usuários do CAPS. É um momento que permite troca de experiências, divulgação de ações preventivas e reflexões sobre o comportamento suicida”, explica o secretário Claudeval Galvão.
O coordenador do CAPS e enfermeiro, Isael Estevão, lembra que o centro está de portas abertas. “Fazemos acolhimentos todos os dias, temos atendimento com psiquiatra e psicóloga por agendamento, atendimento social com a Assistente Social, grupos terapêuticos voltados para cada CID, oficinas com artesã, são feitas também as medicações injetáveis”, disse.