Como forma de celebrar o Dia Internacional do Idoso, comemorado em 1º de outubro, a Prefeitura de Lagoa Grande, por iniciativa do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), realizou nesta quarta-feira (06) na Câmara de Vereadores de Lagoa Grande, um encontro voltado para os homens e mulheres do município com mais de 60 anos. O objetivo da ação foi sensibilizar a sociedade mundial para as questões do envelhecimento, destacando a necessidade de proteção e de cuidados para essa população.
Em Lagoa Grande, de acordo com dados do último censo de 2010, o município tinha um total de 872 homens maiores de 60 anos e 976 mulheres. Totalizando 1.848 pessoas com mais de 60 anos. “É urgente pensarmos em melhorias para as políticas públicas se adequarem às necessidades dos idosos, garantindo a expansão da capacidade funcional e do bem estar dos idosos, ou seja um envelhecimento saudável e ativo. É por isso que estamos aqui. Precisamos provocar os atuais responsáveis pelas políticas públicas do município, sobre a necessidade de garantir o que já temos e trabalhar para que as políticas de educação, lazer, saúde, cultura, infraestrutura e assistência social continuem chegando até os nossos idosos”, disse Aleide, presidente do CMDPI.
O evento contou com a presença das senhoras Aleide Batista de Lima e Maria das Dores Águida da Silva, presidente e Vice Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa; da senhora Norma Luna, representando a Secretária Municipal de Assistência Social Maria Eliene Neri; da fisioterapeuta Gisele Santos, representando o Secretário de Saúde Claudeval Galvão e pela Advogada e técnica Jurídica do CREAS, Drª Mariana Pereira.