A Semana do Bebê, criada através da Lei nº 006, de 02 de junho de 2015, de autoria do ex-vereador Olavo Marques, alusiva à garantia dos direitos para a primeira infância, foi aberta oficialmente nesta terça-feira (19). Dentro da programação, curso de primeiros cuidados dos bebês para as mamães, roda de conversa com vários profissionais do município, aplicação de auriculoterapia para crianças e gestantes, visita guiada das gestantes, entre outras ações.
As atividades da Semana do Bebê acontecem de 19 a 26 de outubro e serão realizadas pelas Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Assistência Social.
A edição deste ano contará com o seguinte tema: “Cuidado Integral na Primeira Infância: fortalecendo a rede através da consolidação de Políticas Públicas”. Além de temáticas específicas apontando para as realidades e necessidades locais envolvendo as mães (gestantes, puérperas), os bebês e familiares.
O Secretário de Saúde Claudeval Galvão, a Secretária de Assistência Social, Eliene Neri e a Vice-prefeita Catharina Garziera, destacaram as ações realizadas em prol da primeira infância pela gestão municipal e saudaram com boas vindas todas as futuras mães que estavam presentes na abertura. “Nosso hospital possui uma equipe qualificada para receber todas as mães na maternidade. Trabalhamos para que essa unidade hospitalar seja uma extensão da casa de vocês, com atendimento humanizado e com muita qualidade”.
A abertura oficial aconteceu no Hospital José Henrique de Lima com a presença da Vice-prefeita Catharina Garziera, dos Secretários Claudeval Galvão (Saúde), Olavo Marques (Governo e autor da lei) e Eline Neri (Assistência), Augusta Borges (Diretora do Hospital), Vereador Fernando Angelim, membros do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, mães e vários colaboradores da saúde.
A Semana do Bebê será concluída na próxima terça- feira, dia 26, com uma Feira Intersetorial, na ocasião serão ofertados vários serviços, como: vacinação, teste rápido de COVID, verificação da PA e glicemia, aplicação em auriculoterapia em gestantes, oficina com as crianças de escovação supervisionada, atividades pedagógicas voltadas à psicomotricidade, Stands com apresentação dos serviços da assistência social, entrega de kits para gestantes, entre outros.