Pernambuco autorizou a aplicação de uma quarta dose da vacina contra Covid-19 em adolescentes imunossuprimidos. A recomendação abrange também gestantes e puérperas com alto grau de imunossupressão. Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) explicou que o novo direcionamento foi discutido e aprovado no Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação, passando por pactuação junto aos gestores municipais na Comissão Intergestores Bipartite (CIB).
Em 20 de dezembro, o Ministério da Saúde havia liberado a dose adicional para os adultos imunossuprimidos. E em 9 de fevereiro, a autorização foi estendida aos adolescentes de 12 a 17 anos. A liberação para essa faixa etária foi dada em Pernambuco nessa terça-feira (15).
Segundo a pasta federal, todos nessas condições podem receber a dose de reforço a partir de quatro meses após a última dose do esquema vacinal, ou seja, duas doses mais terceira dose. O intervalo vale para qualquer imunizante que a pessoa tenha recebido antes.
Para os adultos, a preferência de uso é para a vacina da Pfizer. Caso não haja disponibilidade, pode ser aplicada uma vacina de vetor viral, como a AstraZeneca ou a Janssen. Já para os adolescentes, a nota técnica da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) cita que é obrigatória a utilização da Pfizer.
Fonte: Folha/PE