“Vereador de Petrolina é condenado por fake news”, afirma assessoria de Marília

A máquina de fake news contra a candidatura de Marília Arraes ao governo do Estado sofreu mais um duro golpe nesta segunda-feira (17). Decisões da Justiça Eleitoral condenaram dois usuários de redes sociais por publicarem em seus perfis informações falsas sobre pesquisas igualmente mentirosas. Um dos condenados é o vereador de Petrolina, Capitão Alencar, filiado ao Patriota e apoiador da candidata Raquel Lyra na disputa com Marília.

No caso do Capitão Alencar, cujo perfil no Instagram é recheado de postagens pró-Raquel Lyra, inclusive fotografias com a candidata e também com o presidente Jair Bolsonaro, a decisão determina, além da retirada da publicação com falsa pesquisa eleitoral mostrado a tucana com um percentual de intenção de voos mentiroso, uma multa de R$ 53.205. Segundo a desembargadora Virgínia Gondim Dantas, a postagem de Capitão Alencar contribuiu para “a disseminação de dados que não correspondam à realidade e que exercem influência (o citado efeito manada) na opinião do eleitorado.

Já no segundo caso, um usuário de Bonito, no Agreste, também postou a mesma fake news. A desembargadora aplicou a mesma sentença, inclusive no valor da multa, alertando que o autor da postagem, identificado como Ricardo Alexandre de Oliveira,  “compartilhou no Instagram postagem com emprego da palavra PESQUISA, seguida de diversos dados que levam a crer que se trata de uma pesquisa verídica – percentuais, nome de instituto responsável, período, locais de aferição – elementos esses que, segundo o entendimento do TSE, são suficientes para enquadrar referida conduta como divulgação de pesquisa eleitoral sem prévio registro”.

A redação entrou em contato desde semana passada com o vereador Capitão Alencar e aguarda resposta do parlamentar.

Fonte: Ascom/ Marília Arraes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *