Em Lagoa Grande(PE), esta semana o clima ficou pesado na sessão da última terça-feira(1º ) da Casa Zeferino Nunes, entre o líder do governo Cappellaro, vereador Fernando Angelim(MDB) e a vereadora Edneuza Lafaiete(MDB).
Lafaiete que até então se diz da base do governo Cappellaro entrou em rota de colisão com Fernando Angelim após, um bate rebate de boca em um grupo de whattssap na semana passada.
Após criticar duramente Angelim devido o mesmo ter entrado na sessão anterior com um pedido a mesa diretora de documentação sobre a realização do processo eleitoral em 16 de fevereiro deste ano, onde o atual presidente Josafá Pereira foi reeleito biênio 2023/2024, com isso, o assunto foi fortemente rebatido entre os edis no grupo de Whattssap com troca de farpas.
Dizendo pegar um gancho no discurso de Lafaiete onde a mesma fala ter cuidado no que fala nos grupos de Whatsapp, Fernando Angelim disse:
“Quando ela (vereadora), colocou aqui que devemos ter cuidado no que falamos nos grupos de Whatsapp, seja onde for, a vereadora colocou aqui agora a pouco que exige respeito, quer respeito, é importante respeitar é importante ter cuidado no que se fala”.
No seu discurso, Angelim reproduziu na tribuna áudios com a fala da vereadora onde Lafaiete critica a decisão de Angelim em entrar com o pedido de documentação para averiguação junto aos órgãos competentes da legalidade do processo eleitoral da mesa diretora.
“O que você está fazendo? na minha concepção você está fazendo uma discórdia, porque somos um grupo”, disse Lafaiete em um dos trechos.
Para a vereadora Edneuza Lafaiete, não era necessário o vereador solicitar por ofício na tribuna e sim conseguir tais documentos através do site da Câmara de vereadores, onde também disse que a postura de Angelim foi de desmascar os vereadores que estão no apoio ao presidente Josafá Pereira.
Ainda em outro trecho do áudio, em tom de defesa em prol da mesa diretora a vereadora disparou criticas acusando Angelim de falta de capacidade para tal iniciativa chegando a classifica-lo de “Maria vai com as outras”.
“Aquilo que você fez, foi só pra se mostrar e, eu tenho certeza vereador que a ideia não saiu de você, porque você é uma “Maria vai com as outras” mesmo, você tá mostrando quem você é, uma “Maria vai com as outras”.
Diante das críticas pesadas da vereadora, Fernando Angelim reagiu e rebateu que também classificou o ato da vereadora como baderna.
“QUEM É A SENHORA pra pedir respeito? Quem é a senhora para exigir respeito, vereadora Edneuza ? Vai em grupo de Whattssap fazer baderna e usou meu nome fazendo baderna. A senhora me acusou que eu levei roupa suja pra lavar fora daqui, quem levou roupa suja pra lavar fora daqui foi vossa excelência, não fui eu não”, disparou Angelim.
E ainda prosseguiu:
“QUEM É A SENHORA pra pedi respeito? a senhora me trata dessa forma em um grupo aberto e, agora quer respeito? dê licença vereadora, essa palavra, essa exigência não cabe na senhora de maneira nenhuma”, questionou Angelim.
O vereador se mostrando indignado com a postura da sua colega vereadora, disse fazer pouco caso, pois sabe que a mesma não vota nele e ainda exigiu respeito por parte de Lafaiete, alegando que a parlamentar o humilhou, o menosprezou ao afirmar sua incapacidade de pensar.
Fernando fez mencionou o volume de mais de R$ 16 mil reais pagos em diárias a Edneuza Lafaiete para participar de congressos.
“Essa casa esse ano já gastou mais de R$ 16 mil reais com vossa excelência e vossa excelência não aprendeu nada dessa simples matéria que eu coloquei aqui e de outras matérias”, afirma o vereador.
Sobre os votos que elegeram Josafá para presidente, Fernando Angelim foi taxativo:
“Eu não estou preocupado com o voto da senhora nem de quem quer que seja, que votou em Josafá, de maneira nenhuma. Preocupação do vereador Fernando é zero, é zero vereadora”, cravou Angelim em alto e bom tom.
Fernando Angelim disse ainda que a sua solicitação da documentação do processo eleitoral, até aquele momento não tinha sido atendido pelo presidente e chamou de falta de respeito.
Pelo tom dos discursos esse bate e rebate essa novela ainda renderá muitos capítulos que com certeza vamos acompanhar.