Nos bastidores da política, o nome de José Múcio Monteiro está fortalecido para assumir o comando do Ministério da Defesa, a partir de janeiro, quando iniciará o terceiro mandato do presidente Lula. Se o martelo for realmente batido, as Forças Armadas voltarão a ser subordinadas a alguém de fora dos quartéis.
Com quase 50 anos de vida pública, o pernambucano exerceu cinco mandatos de deputado federal e, recentemente, presidiu o Tribunal de Contas da União – TCU. No segundo governo de Lula, esteve à frente do Ministério da Articulação Política. Próximo e de confiança do petista, Múcio conta com a simpatia dos militares próximos a Bolsonaro, como é o caso do general e atual vice-presidente Hamilton Mourão, eleito senador pelo Rio Grande do Sul.
Atualmente, José Múcio, que é engenheiro civil de formação, integra o Grupo de Trabalho da equipe de transição na área da Defesa. Homem de diálogo e extremamente habilidoso, ele se encaixa no perfil que Lula busca para fazer a interlocução com o Exército, a Marinha e a Aeronáutica.
Aos 74 anos, José Múcio faz parte de um seleto grupo de políticos que consegue ser respeitado e transitar livremente por diversos terrenos. Um aliado que apresente soluções ao invés de lhe causar problemas é o que Lula sonha para a Defesa. E isso ele consegue entregar.
FalaPE