Os deputados estaduais saíram com uma ótima impressão da reunião que tiveram com a governadora Raquel Lyra e sua equipe, na sexta-feira, no Palácio do Campo das Princesas. Todos os parlamentares ouvidos pela coluna acreditam que o gesto da tucana reverberou bem na Casa Joaquim Nabuco.
Raquel convidou os parlamentares, que tomaram posse na última quarta-feira, quando também elegeram a nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, para derrubar qualquer eventual entrave com o governo que assumiu em 1º de janeiro. E deu certo. A quase totalidade deles esteve presente. Os três que não puderam ir, justificaram.
Os deputados, que tiveram espaço para fala na reunião, saíram do Palácio com a certeza que a governadora vai administrar o Estado levando em conta a opinião da Casa. Mais do que isso: vai convida-los a opinarem sobre as ações do governo de forma específica, em cada área.
De fato, o próximo passo de Raquel é receber individualmente os deputados para que as demandas individuais possam ser tratadas diretamente com ela. Isso é mais um gol da tucana, que, com o movimento, traz para perto os parlamentes. Mesma que tenha de dizer um não, Raquel vai fazer de forma conversada, acordada com o deputado em questão. É a melhor maneira de se relacionar mesmo.
O povo quer saber: se os deputados estaduais terão espaços no governo?
FalaPE