Dono de supermercado é preso em flagrante por furto de energia em Pernambuco

Dono e funcionário pagaram fiança e foram liberados Foto: Neoenergia

Uma ação conjunta da Neoenergia Pernambuco e o Instituto de Criminalística da Polícia Civil resultou na prisão de duas pessoas por furto de energia, na Região Metropolitana de Recife. O proprietário e um funcionário do Supermercado João de Joia, em São Lourenço da Mata, foram presos em flagrante após técnicos da distribuidora constatarem fraude no fornecimento de energia da unidade consumidora.

O prédio estava utilizando um medidor de energia que não possuía registro na empresa. Os dois foram ouvidos pelo delegado, pagaram fiança de R$ 5 mil (cada) e foram liberados.

Segundo a companhia, a análise técnica realizada no local identificou que o medidor que estava contabilizando o consumo do supermercado não estava cadastrado no sistema da distribuidora. A irregularidade foi removida e o estabelecimento ficou sem o fornecimento elétrico.

“Essas ações demonstram que quem pratica o furto de energia é devidamente penalizado pelo ato ilícito praticado. O apoio da força policial vem sendo importante para que o crime não fique impune. Continuaremos com a parceria de maneira perene, visando o bem-estar da população”, afirmou o supervisor de Recuperação de Energia da Neoenergia Pernambuco, Ícaro Bezerra, em comunicado ao blog.

Segundo a empresa, o combate às ligações clandestinas estão sendo cada dia mais intensificadas pela Neoenergia Pernambuco. A empresa criou um Centro de Operações exclusivo para identificar os possíveis fraudadores e, em parceria com a força policial, promover as vistorias e identificar os criminosos.

“Dentro desta nova fase de combate aos fraudadores, a companhia instalou sensores inteligentes em locais estratégicos, considerando estudos de alta complexidade, que permitem acompanhar o balanço energético da rede. Os equipamentos possibilitam a identificação de energia injetada em detrimento à consumida pelos clientes regulares. Se a balança estiver desequilibrada, é um forte indício que o local deve ser vistoriado”.

A Neoenergia Pernambuco diz que o furto de energia é crime sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal Brasileiro. Além de acarretar prejuízos à população, a prática representa riscos de acidentes graves. Em caso de denúncias, os clientes podem entrar em contato pelos canais de atendimento da concessionária, sem a necessidade de identificação.

DENÚNCIA

Os desvios de energia prejudicam todos os clientes, já que promovem modificações inapropriadas na rede, trazendo riscos à vida, e parte do valor da energia furtada acaba sendo pago entre todos os consumidores. Por isso, a Neoenergia Pernambuco reforça a importância de denunciar fraudes.

As denúncias são feitas de forma anônima pelas Centrais de Relacionamento ou direto nos sites das distribuidoras, na parte de Canais de Atendimento/Denúncia de Irregularidade.

JC online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *