Na manhã de ontem terça-feira(16), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) esteve realizando em Lagoa Grande(PE), a 3ª Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo 2022.
A apresentação dos dados coletados no município do censo demográfico 2022, foi realizada pelo coordenador do IBGE Nailton Júnior.
Outro número que chamou atenção foi de domicílios em Lagoa Grande que chegou a 10.333. Em 2010, último censo eram de apenas 7.429 domicílios.
Os dados apresentou um crescimento populacional de Lagoa Grande, quando no censo de 2010 era 22.760 habitantes, para pouco mais de 24.250, na estimativa da população apresentada. O resultado não acarretará perda de receita, visto que o coeficiente por faixa de habitantes para o FPM de uma população de 23.773 a 30.564 é de 1,4. O Instituto de Geografia e Estatística divulgará o resultado final do censo no dia 28 de junho.
O prefeito Vilmar Cappellaro(MDB), destacou a importância do momento vivenciado não só para Lagoa Grande mas para o Brasil, após 12 anos a população voltar a ter os dados coletados.
“Foi um trabalho árduo, um trabalho bonito, um trabalho de persistência, um trabalho feito em conjunto dentro de uma interação entre os seguimentos com o IBGE de uma forma transparente e aberta é participativa”, disse o prefeito Vilmar Cappellaro.
O prefeito enalteceu o trabalho realizado pelo IBGE e fez um agradecimento aos recenseadores e supervisores em nome da população do município.
A Secretaria de Assistência Social, Eliene Neri agradeceu a parceria com os recenseadores e supervisores do IBGE.
“Foi um.prazer está fazendo essa parceria para que pudéssemos fazer a contagem da população do nosso município, importantes informações para nossa população”, agradeceu a Secretaria.
Vale destacar que faltaram ser recenseados 320 domicílios no município, onde esses dados ainda podem ser coletados até o fechamento do sistema que acontece no próximo dia 28.
No mês de janeiro o município sofreu baixa de recursos do Fundo de Participação dos Municípios(FPM) devidos dados estarem com cálculo da população estimada incompletos naquele momento, estando em 91,5% na casa de 1.2.
O encontro aconteceu na Câmara de Vereadores e além do prefeito Vilmar Cappellaro, estiveram presentes, secretários, vereadores, procurador do município, imprensa, população, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Sindicato dos Trabalhadores da Saúde.