Um guarda municipal do município de Mombaça, no interior do Ceará, foi preso nesta quinta-feira (22), por suspeita de tentar fraudar o concurso do Corpo de Bombeiros do Piauí. Além do agente, a polícia capturou um policial penal de Minas Gerais que teria sido contratado para fazer a prova no lugar do cearense.
A ação faz parte “Operação 193”, realizada pela Polícia Civil do Piauí, que cumpriu dois mandados de prisão temporária e cinco de busca e apreensão.
A captura do guarda municipal, identificado como Francisco Fabrício Rodrigues Viana, ocorreu na cidade de Crateús. Já o policial penal David Araújo Machado foi capturado no município de São Joaquim de Bicas, em Minas Gerais. Há suspeita que Fabrício pagou R$ 25 mil a David para fazer a prova por ele.
Conforme a investigação, no dia da aplicação da prova do concurso, em 4 de junho, em Teresina, a equipe de segurança identificou a tentativa de fraude. Na ocasião, David fugiu do local, mas foi identificado posteriormente, assim como Fabrício, que estava inscrito no concurso.
“Um investigado tentou fazer a prova se passando por outro indivíduo, e foi prontamente identificado em razão das regras de segurança estabelecidas no certame”, informou a Polícia Civil do Piauí.
Segundo consta na página da Prefeitura de Mombaça, Fabrício trabalha na Secretaria de Infraestrutura, Obras e Segurança Pública.
G1