À frente da Secretaria de Agricultura nas gestões de Miguel Coelho e Simão Durando, o vereador Gilberto Melo deixa a Secretaria de Agricultura. Com o pedido de exoneração, ele retorna à Câmara Municipal, o que impõe a saída de César Durando do cargo, que volta à condição de suplente. Tanto Gilberto quanto César confirmaram a informação. De acordo com interlocutores da gestão, o secretário de governo, Pedro Brandão deve assumir acumulando a pasta.
Segundo informações de bastidores, a motivação do desembarque de Melo da Seagri gira em torno das negociações infrutíferas acerca da renúncia do vereador. Para abrir a vaga para César Durando de forma definitiva, Gilberto teria solicitado sua a indicação sua à vice na chapa de Simão, que tentará a reeleição no próximo ano. Além disso, buscava apoio para a candidatura da sua esposa, a líder comunitária, Brenda Séfora, à vereadora.
Ao retornar à Câmara de Petrolina, Gilberto Melo complica os destinos políticos de César Durando. Primeiro suplente da bancada do União Brasil, a situação de César está causando uma corrida contra o tempo para assegurar sua participação nas eleições do próximo ano. Irmão do prefeito de Petrolina, o dentista só poderia disputar na busca por uma reeleição, segundo a Legislação Eleitoral. Para isso, algum companheiro de bancada teria que renunciar ao cargo. Com a recusa de Melo, sua participação no pleito do próximo ano segue incerta.
Quanto a Gilberto Melo, caso sua exoneração seja oficializada até o início da próxima semana, ele retorna à Câmara de Petrolina na reabertura dos trabalhos após o recesso parlamentar. A primeira sessão plenária do segundo semestre acontecerá na próxima terça-feira (01/08).
Site Nossa Voz