A Polícia Civil de Pernambuco divulgou nesta quinta-feira (03) o balanço da 50ª Operação de Repressão Qualificada Pérfido deflagrada em Serra Talhada. As investigações foram iniciadas em junho de 2023 com o objetivo de desarticular organização criminosa voltada a prática dos crimes de peculato, tráfico de drogas, divulgação de informações sigilosas, dentre outras infrações penais.
O presente inquérito evidenciou que drogas eram desviadas da Delegacia de Serra Talhada por um policial civil, as quais eram repassadas por este para alguns indivíduos do sexo masculino em troca de relações sexuais. Além disso, segundo restou apurado, o policial civil divulgava informações sigilosas a traficantes, inclusive, entregando procedimentos para terceiros sem qualquer vínculo com a PCPE, atrapalhando operações e o trabalho investigativo a ser desempenhado na região.
Em função das graves condutas narradas, foram expedidos 08 (oito) mandados de busca e apreensão domiciliar e um mandado de prisão preventiva em desfavor do policial civil suspeito de praticar os crimes supramencionados.
MATERIAL APREENDIDO
Foram apreendidos 11 celulares, 21 munições calibre 40, 38 e 32, 01 colete e R$ 2.417,00, além de porções de entorpecentes, algemas, HDs, pendrives, cartão de memória e notebook.
A operação foi supervisionada pela Chefia de Polícia Civil, vinculada à Diretoria Integrada Especializada (DIRESP) e sob a Presidência do Delegado de Polícia Ivaldo Pereira, Delegado Chefe do Grupo de Operações Especiais – GOE/DRACCO, juntamente com os delegados Tenório Neto e Jorge Pinto, adjuntos do GOE/DRACCO.
As investigações foram iniciadas em JUNHO de 2023 e tiveram suporte e assessoramento da DINTEL/CIIDS. Na execução da operação, participaram 50 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães.