O senador Angelo Coronel (PSD-BA) expôs insatisfações do seu partido em relação à atual representação no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e reivindicou trocas e novos cargos.
Em entrevista ao programa Direto da Redação, no canal de CartaCapital no YouTube, nesta sexta-feira 4, o parlamentar disse que Lula deveria incluir na reforma ministerial a revisão dos indicados do PSD e o acolhimento de “mais colocações”.
Coronel sugeriu ainda que Lula considere o nome do senador Otto Alencar (PSD-BA) para chefiar o Ministério da Saúde, hoje sob o comando de Nísia Trindade, ex-presidente da Fundação Oswaldo Cruz.
Líder do PSD no Senado, Alencar é médico e teve atuação destacada na Comissão Parlamentar de Inquérito sobre a Covid-19. Hoje, o senador é relator do projeto que trata do “voto de qualidade” no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais, o Carf, uma das prioridades do Ministério da Fazenda no Congresso.
Atualmente, o PSD tem três ministros: Alexandre Silveira, de Minas e Energia; Carlos Fávaro, da Agricultura; e André de Paula, da Pesca e Aquicultura. O senador não mencionou qual dos ministros deveria ser trocado, mas fez críticas à representação que o partido obtém no governo.
“[Lula] Tem que ouvir se esses três ministros indicados pelo nosso partido estão realmente afinados com o partido e, evidente, com o governo”, declarou. “Muitas vezes, um partido indica um ministro e chega lá, parece que sobe para a cabeça. “Esse ministro esquece até de que ele tem um suporte de cada base que fez ele ministro.”
Carta Capital