O governo Raquel Lyra (PSDB), sofreu mais uma baixa no seu secretariado que agora soma cinco saídas. A mais recente saída aconteceu na quarta-feira, 30 de agosto, com a entrega do cargo de Secretária de Defesa Social por Carla Patrícia, alegando “exclusivamente por questões pessoais”.
A exoneração de Carla Patrícia, que é delegada da Polícia Federal há mais de 20 anos, aconteceu com cinco dias da exoneração de Evandro Avelar que deixou a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi).
Pernambuco lançou há um mês o Programa Juntos Pela Segurança na busca de superar os altos índices de criminalidade que o colocam entre os mais violentos do país.
40 dias com cinco saídas
Se passaram apenas 40 dias desde o momento da saída do primeiro secretário no governo Raquel Lyra até a mais recente no dia de ontem (30.08) com Carla Patrícia.
Relembre a lista:
20/07/2023: às vésperas do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), o músico Silvério Pessoa deixou a Secretaria de Cultura, alegando “razões pessoais”. Um mês depois, a ex-secretária de Turismo do Recife, Cacau de Paula, assumiu a secretaria.
29/07/2023: foi a vez da filósofa Regina Célia Barbosa e do engenheiro agrônomo Aloisio Ferraz, que saíram, respectivamente, das pastas da Mulher e do Desenvolvimento Agrário. Os motivos das exonerações não foram informados. No dia 2 de agosto, 14 funcionárias da Secretaria da Mulher foram exoneradas.
26/08/2023: o engenheiro Evandro Avelar deixou a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), sendo substituído pelo então secretário de Projetos Estratégicos, Diogo Bezerra. Dias depois Avelar informou que sua saída foi um pedido pessoal.