Pernambuco: PRF encerra Operação Independência com o registro de menos violência no trânsito

Atenta à movimentação de veículos devido ao feriado de 7 de setembro, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) iniciou, à zero hora da última quinta-feira (7), a Operação Independência nas rodovias federais de Pernambuco. Ações de conscientização sobre condutas adequadas no trânsito e a fiscalização para prevenir colisões graves foram intensificadas até este domingo (10).

Como esperado, o feriado de 7 de setembro atraiu um maior número de pessoas para praias e, por esse motivo, a BR 101 que leva ao litoral foi a via que mais apresentou um aumento na circulação de veículos. A operação aconteceu em todo o estado e as BRs 232, 423, 428 e 407 também tiveram uma atenção especial.

Com reforço no efetivo e com fiscalizações mais assertivas em pontos considerados de maior probabilidade de colisões e criminalidade, a PRF registrou, durante os quatro dias de operação, 28 sinistros de trânsito, que resultaram em 30 pessoas feridas e duas mortes. As estatísticas refletem uma diminuição da violência no trânsito nas Brs pernambucanas. Na última Operação Independência realizada de 03 a 07 de setembro de 2021, um dia a menos que a deste ano, a PRF registrou 11 mortes, 62 feridos e 72 sinistros.

No ranking das infrações mais cometidas nas BRs do estado durante a Operação Independência estão as ultrapassagens indevidas (73), o não uso do cinto de segurança (66), alcoolemia ao volante (39), não uso do capacete (38), a desobediência ao descanso obrigatório por parte dos motoristas profissionais (21) e a falta da cadeirinha (13). O excesso de velocidade merece destaque. Com reforço nesse tipo de fiscalização, a PRF chegou a flagrar com o radar fotográfico motoristas dirigindo a mais de 150 km/h na BR-101, por exemplo.

Ações educativas e de direitos humanos sensibilizaram mais de 1,8 mil motoristas e passageiros, alertando sobre o papel de cada um na segurança do trânsito. No total, cerca de 3,7 mil veículos e 4,1 mil pessoas foram fiscalizadas. Mais de 1,4 mil testes do “bafômetro” foram aplicados. A PRF registrou ainda 46 auxílios a usuários que precisaram dos agentes por problemas na viagem, a exemplo das panes mecânicas. Por diversos tipos de irregularidades, 112 veículos tiveram que ser recolhidos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *