O 1° Fórum de Mobilização, Organização e Participação da Comunidade no Sistema Único de Saúde (SUS) de Atibaia começou nesta segunda-feira, 18 de setembro, e segue até sábado (23), com uma série de ações programadas pela Secretaria Municipal de Saúde para marcar o 33º aniversário do SUS e a importância dele para a comunidade.
Entre as atividades da semana estão roda de conversa, debate, Mostra de Arte e de Cinema do SUS, caminhada, ação para ampliar cobertura vacinal, entre outras, terminando com um grande evento no sábado, na Praça da Matriz, das 12h30 às 18h, chamado “Dia S”, que reunirá gestores municipais, lideranças políticas, profissionais da saúde e membros da sociedade civil, visando fortalecer a participação da comunidade no contexto do sistema de saúde. Na ocasião, haverá o lançamento da Carta de Serviços do SUS Atibaia e toda a população está convidada.
Confira a programação completa do 1° Fórum de Mobilização, Organização e Participação da Comunidade no SUS Atibaia AQUI.
A Secretaria Municipal de Saúde vai promover também o debate acerca da saúde mental e luta antimanicomial (Setembro Amarelo), além de mobilizações sociais nos Conselhos Locais de Saúde, órgãos colegiados que auxiliam no desenvolvimento das unidades de saúde e que vão participar de um Café com o prefeito Emil Ono, na quarta-feira (20), ao lado de representantes do Programa Mais Médicos e de outras autoridades do setor.
A população poderá ainda prestigiar a Mostra de Arte do SUS – Exposição Retratos e Obras artísticas do CAPS II, cuja abertura ocorre na terça-feira (19), às 15h, no Centro Cultural André Carneiro (Rua José Lucas, 28), e a Mostra de Cinema, com filmes exibidos no Centerplex (Rua José Alvim, 347) durante a semana – confira datas e horários na programação acima.
O SUS completa 33 anos no dia 19 de setembro, quando foi promulgada a Lei nº. 8.080/1990, que regulamentou, em todo o território nacional, as ações e serviços de saúde gratuitos para garantia da qualidade de vida dos brasileiros. Isto ocorreu em 1990, dois anos depois que a Constituição Federal de 1988 consagrou a saúde como direito de todos e dever do Estado.
O Sistema Único de Saúde é um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo, abrangendo desde o simples atendimento para avaliação da pressão arterial, por meio da Atenção Primária, até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país.
Dia S
A programação do “Dia S”, 23, na Praça da Matriz, começará com a Banda Sambixas, às 12h30, que tem em sua composição um médico da Secretaria de Saúde. Às 13h, haverá uma intervenção teatral por Wanda Cavalcante. A esquete é inspirada na obra “Quarto de Despejo”, de Carolina Maria de Jesus, que trata a fome como condicionante social em saúde. Às 13h30 terá fala das autoridades e às 14h será a vez do palhaço Bruno, usuário do CAPS AD, realizar a apresentação humorística “Salto mortal em um copo d’água”. Às 14h30 a Banda Sambixas volta a se apresentar, para, logo em seguida, às 15h, começar a roda de conversa “A praça é nossa e o SUS também: Desafios para mobilização, organização e participação comunitária no SUS”, com Marcelo Kimati, Allan Gomes de Lorena, Maria Dionisia, Marina Kelly e Débora Aliguieri. Às 16h, haverá a apresentação da Cartilha de Serviços do SUS, auge do evento, que busca valorizar e reconhecer este importante sistema para todo o Brasil.
Durante todo o evento a população poderá usufruir de serviços como aferição de pressão arterial, vacinas, testes rápidos, orientação de saúde bucal, demonstração de atendimento do SAMU, orientações do Departamento de Defesa Animal, amostra de serviços da Vigilância em Saúde, entre outros. Além de muito lazer para a criançada, com pula-pula, escorregador, pipoca e algodão doce.