A vereadora Lucinha Mota apresentou requerimento na Câmara de Vereadores de Petrolina, nesta terça-feira (14), em que solicita a intervenção do prefeito Simão Durando, no sentido de encaminhar ao legislativo municipal uma cópia de um processo administrativo, de 2006, que desapropriou uma área para assentamento de famílias de baixa renda na comunidade de Nova Descoberta.
Lucinha Mota, relatou que mais de 300 famílias vivem no assentamento, conhecido como “Ocupação Santa Isabel”, aguardando a titularidade dos seus lotes e correndo riscos de serem despejados em função de um processo judicial em que herdeiros do antigo dono reivindicam a posse.
De acordo com levantamento feito pela vereadora, o processo administrativo além de doar a terra para as famílias, abria crédito junto à Caixa Econômica Federal, que também não se concretizou para a grande maioria.
“Quando foi feito esse decreto, em junho de 2006, o prefeito era Fernando Bezerra Coelho e a finalidade era desapropriar o terreno e ajudar essas famílias com recursos junto à Caixa Econômica Federal. Algumas pessoas chegaram a realizar esse empréstimo, muitos nem chegaram a receber, mas ficaram com seus nomes negativados. Essas pessoas passam por um grande problema, pois não tem a titularidade da área e estão com seus nomes negativados, sem poder contratar um novo empréstimo ou realizar qualquer outro cadastro de habitação”, relatou.
Lucinha Mota pediu a sensibilidade do executivo e do legislativo de Petrolina para solucionar esse problema: “Peço a sensibilidade desta casa para este requerimento, para que possamos ajudar essas famílias, que hoje enfrentam um processo judicial. Eles precisam da nossa ajuda e essa casa pode e deve colaborar para a entrega desses títulos de propriedade”, enfatizou da tribuna.