Lagoa Grande participa da 6ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional

Pela primeira vez na história, Lagoa Grande esteve presente na 6ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CNSAN), de 11 a 14 de dezembro, na capital federal.  Erradicar a fome e garantir direitos como comida de verdade, democracia e equidade foi o tema do evento.

Durante os quatro dias, com representantes municipais de todos os estados brasileiros, Lagoa Grande estava representada pelos senhores Orielmo Marques (representante governamental) e Regivando Siqueira (representante da sociedade civil).

Durante o evento foram assinados três decretos que estabelecem políticas públicas que fomentam a segurança alimentar e nutricional da agricultura familiar. “A conferência é um meio de fortalecer as propostas a fim de melhorar as políticas públicas que visam beneficiar os agricultores de Lagoa Grande”, disse.

É importante ressaltar que poucas cidades têm o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional. A Gestão Municipal vem buscando de todas as formas conseguir parcerias que fortaleçam as demandas de insuficiência nutricional. Para fortalecer a agricultura familiar, só em 2023, Lagoa Grande recebeu R$ 385.000 do PAA e R$ 600.000 da Conab, para aquisição de frutas, verduras e outros produtos, todos da agricultura familiar.

O município conta com a Cozinha Comunitária, equipamento que oferta gratuitamente 200 refeições por dia, atendendo as famílias cadastradas pelo CRAS; além da refeição, os usuários recebem orientação alimentar através da nutricionista que realiza avaliação nutricional dos membros das famílias.

Lagoa Grande conta com o Controle Social da Secretaria de Assistência Social – Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea).

Ascom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *