Aconteceu nesta terça-feira (20) a abertura do ano legislativo na Câmara Municipal de Petrolina (PE), Sertão do São Francisco. A primeira Sessão Ordinária de 2024 reuniu 23 vereadores, o prefeito Simão Durando e Secretários Executivos do Município no auditório da Fundação Nilo Coelho. A pauta contou com 15 Requerimentos e 51 Indicações que foram aprovados por 20 votos.
Durante a Sessão os parlamentares realizaram um minuto de silêncio em homenagem aos ex-vereadores Custódio Panta e Toninho Passos, que faleceram no último mês. O primeiro vice-presidente da Mesa Diretora, Manoel da Acosap, fez a abertura da reunião e agradeceu a presença do público, das autoridades e da imprensa. Em seguida, a palavra foi concedida ao prefeito Simão Durando que apresentou um balanço das ações, as expectativas para este ano e falou sobre a importância da parceria entre os poderes.
“Todas as transformações realizadas no ano passado e as que estão previstas para esse ano se devem a uma Câmara de Vereadores com compromisso com a cidade de Petrolina. Eu queria registrar isso aqui, toda essa transformação se deve a essa junção e a essa harmonia entre Poder Executivo e Poder Legislativo, os vereadores que aprovaram os projetos em prol da população de Petrolina”, destacou o prefeito Simão Durando.
Na oportunidade, o presidente da Casa, vereador Aero Cruz, falou da satisfação de retornar com os trabalhos legislativos e agradeceu a participação dos presentes. “Quero dizer da alegria e da satisfação de estarmos aqui dando início à primeira Sessão do primeiro período legislativo de 2024. Quero reconhecer e agradecer a presença de todos os vereadores, dos líderes comunitários, da imprensa, dos secretários que sempre acompanham o nosso trabalho”, declarou.
Atividade Legislativa em 2023
Em 2023, de fevereiro a dezembro, a Casa Plínio Amorim realizou 68 Sessões Ordinárias, 53 Sessões Solenes e nove (09) Audiências Públicas. De autoria do Poder Legislativo, foram aprovados 54 Projetos de Lei, três (03) Projetos de Resolução, 2274 Indicações e 726 Requerimentos.
De iniciativa do Poder Executivo, em 2023 foram aprovados pela Câmara 29 Projetos de Lei e um (01) Projeto de Lei Complementar. Este ano, durante a aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA), os vereadores apresentaram o maior número de emendas já realizadas pela Casa Plínio Amorim, com um total de 684 emendas, das quais somente 14 foram rejeitadas.
Blog do Carlos Britto