A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) divulgou na terça-feira (26) o balanço da segurança pública durante os festejos juninos de 21 a 24 de junho. O relatório revelou que não houve homicídios em nenhum dos polos juninos do estado.
O trabalho integrado das forças de segurança garantiu que, mesmo com a lotação de grandes atrações musicais e ocupação total da rede hoteleira em cidades como Caruaru, que recebeu 160 mil pessoas, a SDS registrou uma média de apenas 3,3 ocorrências por polo festivo.
Dos 1.691 polos oficiais deste ano (em comparação com 1.076 em 2023), 94% não tiveram nenhum registro de ocorrência, resultando em apenas 89 polos com registros policiais. De sexta a segunda, foram contabilizados 509 casos, principalmente de furtos (391), seguidos por crimes de porte/uso de entorpecentes (21), lesão corporal (15), resistência/desacato (14) e roubos (7).
As cidades de Caruaru, Gravatá, Petrolina, Arcoverde e Recife registraram, respectivamente, 153, 146, 100, 20 e 8 ocorrências. A avaliação geral da Operação São João 2024 foi positiva, sem ocorrências de maior gravidade.
Entre os dias 21 e 24 de junho, as forças policiais conduziram 84 pessoas, efetuaram 2 prisões por mandado e apreenderam 4 armas brancas. Também houve a recuperação de um veículo e de quatro celulares roubados ou furtados.
O Corpo de Bombeiros Militar (CBMPE) registrou 249 ocorrências, incluindo atendimento pré-hospitalar, incêndio, salvamento, serviços técnicos e prevenção. No litoral pernambucano, o Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar) realizou 2.371 intervenções.
Este ano, pela primeira vez, a Defesa Civil de Pernambuco esteve presente nos polos juninos, junto com a Corregedoria e Ouvidoria da SDS. O plano de segurança incluiu monitoramento avançado, grupamento aéreo, policiamento montado e patrulhamento das rodovias estaduais em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Na terça-feira (25), o Grupo de Apoio Tático Itinerante (GATI) desarticulou uma quadrilha especializada em roubo de celulares em grandes eventos, prendendo 4 indivíduos e recuperando 91 aparelhos. Equipes do Programa Alerta Celular estiveram presentes nos principais polos, auxiliando no cadastro dos aparelhos para aumentar as chances de recuperação em caso de roubo ou furto.
O Secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, destacou que o incremento de 45.774 profissionais e o investimento de R$ 8,1 milhões contribuíram para um São João tranquilo, permitindo que pernambucanos e turistas aproveitassem a festa com segurança.