O desembargador Cândido Saraiva (à esq.), que ocupava a vice-presidência e Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), assumiu o cargo de presidente do tribunal no final da tarde de ontem (10), por aclamação, após a renúncia do então presidente, desembargador Adalberto de Oliveira Melo. O biênio deste último na Corte Eleitoral se encerrou nesta quinta-feira (11).
Na sessão que levou à escolha da nova mesa diretora, o presidente recém-empossado agradeceu a confiança dos pares, elogiando a condução do Tribunal pelo desembargador Adalberto Melo, na preparação para as eleições municipais de outubro próximo. Cândido Saraiva conduzirá o Tribunal durante as Eleições 2024 e ficará no cargo até dezembro de 2025, quando se encerra seu biênio na Justiça Eleitoral.
Estiveram presentes os membros da Corte do Tribunal, desembargadores eleitorais Edilson Nobre, Karina Aragão, Rodrigo Cahul, Filipe Campos e Frederico Tompson; e o procurador regional eleitoral, Adílson do Amaral Filho. O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Ricardo Paes Barreto, também marcou presença na solenidade, bem como outras autoridades da Justiça pernambucana.
Cândido José da Fonte Saraiva de Moraes nasceu no Recife no ano de 1953. Aos 19 anos concluiu o curso de Intendência no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva. Tornou-se bacharel em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 1976. Foi nomeado Procurador Judicial do Município do Recife em concurso realizado em 1981, tendo participado de Comissões e chefiado as Procuradorias Judicial e da Fazenda Municipal. Exerceu a advocacia consultiva e contenciosa nas áreas cível, comercial, imobiliária e tributária. Atua na 2ª Câmara Cível do TJPE.