“Sempre é muita honra representar Lagoa Grande, e isso não tenho nem palavras para expressar. Foram sonhos realizados, grande parte concretizados”.
Essas são palavras do ex-prefeito de Lagoa Grande, no sertão do São Francisco, o empresário Jorge Garziera, do MDB, que terá sua pré-candidatura homologada na quinta-feira, 25, para disputar a prefeitura da conhecida ‘capital da uva e do vinho no Nordeste’, uma escolha do atual prefeito já reeleito,Vilmar Cappellaro, MDB.
“É uma responsabilidade grande conduzir pessoas. De certa forma, a parte de estruturar a vida das pessoas já está bem encaminhada, cada um já sabe o que quer. O que vamos trabalhar é para buscar mais”, confidenciou Jorge Garziera.
POR QUE VOLTAR?
“A gente entende que como empresário, a gente já realiza muito, mas sentimos que ter um cartão político, como prefeito, como institucional, é usar as ferramentas certas para abrir as portas, o que para um empresário se torna um pouco mais difícil. Sentimos que precisa muito ainda capacitar as pessoas, já que o grosso foi feito”, explicou o empresário que estruturou Lagoa Grande como primeiro prefeito e conhece a luta do povo lagoagrandense antes mesmo da cidade ser emancipada há 29 anos.
“Eu entendo que conquistei, mas além do meio que foi feito, a parte final é a mais importante. Hoje a gente sente a real necessidade de continuar um projeto político que deu certo”, acrescentou Jorge.
O ex-prefeito disse que sente a necessidade de conseguir com que as coisas aconteçam mais rápido, com mais pressa em prol da melhoria de vida da população local e todo o entorno de Lagoa Grande.
“A minha meta é cuidar melhor das pessoas, iluminar as pessoas, ver a vida melhor, realizar sonhos, objetivar para que todos realizem. Participar mais dentro das famílias das pessoas. Minha ideia é ajudar cada família a desenvolver seu projeto de vida”, declarou o pré-candidato.
“A mãe e o pai esperam que os filhos aprendam, enxerguem melhor a vida e é isso que quero, atuar como um condutor dentro das famílias e, ai cuidar. Tem essa questão das drogas, recebo muita gente lamentando essa realidade. Vamos investir em projetos sociais, investir na educação para a vida e isso entra no cuidar das pessoas”, reforça Garziera.
Uma ampliação no cuidar do povo com ações focadas na saúde também passa pelo desenvolvimento econômico, pela educação, políticas sociais, nas obras de infraestrutura que Jorge sabe bem como buscar e realizar.
“Pra mim, gerar emprego é fazer saúde. É promover a sobrevivência digna de todas as pessoas e de todas as famílias”, frisa.
TURISMO
Uma vocação da cidade que precisa ser trabalhada com mais profissionalismo, conforme Jorge explica, é implantação da política pública na questão do turismo.
“Um dos temas de nosso plano de governo envolve a criação do plano diretor do turismo, envolvendo o potencial da área irrigada ao sequeiro, realizar eventos, colocar as pessoas para se amostrar. Vamos buscar fonte do governo para nos ajudar. Alguém tem que atirar a primeira pedra ou dar o primeiro passo. E isso envolve da formação a realização de obras, de suprir essa carência e as coisas acontecerem naturalmente”, explicou o pré-candidato emedebista.
“Esse é o meu maior sonho. Cuidar das pessoas e estabelecer alguns programas, algumas metas, para que a gente possa correr mais, andar na frente.Vamos montar um bom time”, considerou.
CRÍTICAS
Jorge frisou está preparado para as críticas que devem vir e isso é natural, mas já sabe como rebater e esclarecer com transparência ao povo lagoagrandense, tudo que for questionado.
“Lá atrás a gente não tinha nem CNPJ na prefeitura, não tinha nem cadeira, julgar pra trás é fácil, é até uma covardia. As condições naquela época eram outras. Hoje Lagoa Grande está preparada. Vilmar está deixando a casa arrumada, organizada, de toda forma que a gente possa dar sequência, trabalhar bastante”, detalhou.
Uma equipe de profissionais capacitados e de parceiros competentes, completa o projeto de governo que Jorge prepara para entrar em campo a partir de janeiro de 2025 à frente da prefeitura de Lagoa Grande.
“Vamos montar uma equipe poderosa, animada, com os vereadores discutindo, avaliando e aprovando nosso projeto, sendo participativos. Todos com prazer em fazer. Vamos colocar fogo de amor, de paixão, de sentimento nas pessoas. De bem querer e de viver, de paz, o que pra mim é o principal”.
SEQUEIRO
Jorge revela que na área de sequeiro, a proposta é usar a tecnologia e promover oportunidades aos criadores da cadeia da caprinovinocultura local. Segundo Garziera, a meta é buscar exemplos vencedores como os de Dormentes e Afrânio, municípios vizinhos que souberam aproveitar de forma promissora esse potencial.
“Vamos realizar essas ações se espelhando em municípios como Dormentes e Afrânio. Vamos buscar viabilizar a estruturação das propriedades no campo, melhorias de raças da caprinovinocultura, buscando os avanços nessa área, dando oportunidade a essas pessoas. Nas uvas isso existe e nos animais também vai existir, com tecnologia e conhecimento”, revela
Garziera disse que implantará propriedades modelos para que todo mundo veja como se faz e como dará certo.
“O projeto nosso para o interior é esse. Cansei só de falar de seca. A gente consegue resolver essa questão (da água) e vamos mostrar que sim, que vamos buscar e resolver”, destacou Jorge Garziera.
(POR ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO)