Adagro investiga mortalidade de aves no Sertão de Pernambuco

A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro) informa que recebeu, no dia 06/08, notificação de mortalidade de aves migratórias conhecidas como avoantes ou arribaçã (Zenaida auriculata), ocorrida no município de Afrânio, no Sertão de Pernambuco. No dia 7 de agosto houve novas notificações de mortalidade de aves da mesma espécie em outras localidades da região, como no município de Santa Maria da Boa Vista e na localidade Açude do Saco.

Fiscais da Agência estiveram no município de Afrânio no dia 07/08 e confirmaram a ocorrência de alta mortalidade de aves silvestres e realizaram a coleta imediata de material biológico para investigação. Ontem (08/08), a equipe da defesa animal da Agência de Defesa Agropecuária de Pernambuco encaminhou o material coletado para Laboratório LDFA/Campinas, que é referência no diagnóstico de casos suspeitos de síndromes respiratórias e nervosas das aves (SRN), e aguarda o envio do resultado.

A Adagro é responsável pelas medidas de diagnóstico, contenção e erradicação de doenças que estão previstas nos Planos de Contingência para Doença de Newcastle – DNC e da Influenza Aviária – IA. No momento está realizando o atendimento a todas as notificações e procederá com as coletas e envio de material biológico nos casos necessários, seguindo as orientações previstas Plano de vigilância de influenza aviária e doença de Newcastle do MAPA e da Instrução Normativa nº 32/2002, da Secretaria de Defesa Agropecuária, que estabelece as Normas Técnicas de Vigilância, Controle e Erradicação da Doença de Newcastle – DNC e da Influenza Aviária – IA.

É importante que a população esteja alerta para notificar à Adagro, através do escritório mais próximo da ocorrência, aves que apresentem sinais como dificuldade respiratória, manifestações nervosas como andar cambaleante e dificuldade de voar, diarreia e edema na cabeça. É importante não manipular os animais doentes ou mortos.
Também é possível notificar casos suspeitos no Sistema Brasileiro de Vigilância e Emergências Veterinárias – Sisbravet, ferramenta para detecção de doenças animais, acessando o link Notificação de Doenças disponível no site e no Instagram da Adagro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *