Veja o que é FATO ou FAKE no debate entre os candidatos Gabriel e Nilsinho

Um debate entre os candidatos Gabriel e Nilsinho, que aconteceu na manhã desta sexta-feira (6), foi promovido pela Rádio Grande Rio AM. A candidata e atual vice-prefeita de Lagoa Grande, Catharina Garziera, por motivo de licença maternidade, justificou com antecedência que não poderia participar do encontro.

Após o Blog do Everaldo assistir o debate, que está disponível na página do Facebook da Rádio, checamos algumas das declarações dos candidatos, ou seja, o que é Fato ou Fake. Veja abaixo. 

Declaração de Gabriel: “Nós vamos, no primeiro semestre, abrir o Centro Cirúrgico de lá, que foi promessa de muitos e a gente passou oitos anos e tá lá. Vamos abrir sim”.

Não é bem assim: O Bloco Cirúrgico do Hospital Municipal José Henrique de Lima foi inaugurado em 2023 e atualmente funciona com a realização de cirurgias de pequenas e médias complexidades. O atendimento acontece toda sexta-feira.

Declaração de Gabriel: “[…] Como diz em Assentamentos [o vice do 40] que vai dar Título de Posse. Se você em oito anos não fez isso, como vai fazer agora?”

Fake: Quem emite o Título de Posse nos assentamentos é o Governo Federal e o Governo Estadual através do Incra e Iterpe, ou seja, nenhum setor da prefeitura de Lagoa Grande tem autonomia para emissão do documento.

Declaração de Nilsinho: “Diga de passagem, essa administração que aí está, não construiu nenhuma sala de aula”.

Fake: Só no segundo mandado do prefeito Vilmar Cappellaro, foram inauguradas 16 novas salas de aulas na Escola José Arnaldo e nas CMEis Nilza Ramos e Zilda Arns. Atualmente, mais nove salas de aulas estão sendo construídas, seis na Hélio Ferreira e 3 na Palmira de Souza. Ou seja, serão 25 novas salas ao todo.

Declaração de Gabriel: “Fico muito feliz quando entrega uma casa aqui em Petrolina, da nossa construtora e a pessoa vem e me agradece… Só complementando, Gabriel Imóveis quis entrar em Lagoa Grande e não entrou por conta de burocracia, lá a gente tem que pagar o triplo dos impostos que a gente paga em Petrolina”.

Fake: Pelo visto o candidato é desconhecedor das leis. A Lei de nº 21/2017, que institui o Código Tributário Municipal de Lagoa Grande, é semelhante ao de Petrolina, haja vista que seguem a Lei Complementar 116/2003, sobre o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza, de competência dos Municípios e do Distrito Federal, e dá outras providências e a Constituição Federal.

Declaração de Gabriel: Esse decreto do Tatu-bola é decreto federal, onde foi assinado pelo secretário que hoje é candidato a vice-prefeito.

Fake: O decreto não é do governo Federal. O Decreto  de nº  41.546,  de  16  de  março  de  2015, é do governo do estado de Pernambuco. Após articulações dos prefeitos das três cidades, inclusive com mobilização dos agricultores, sindicatos, conselhos municipais e uma audiência no Recife, foi instituído o novo decreto estadual de nº 54.221 de 23 de dezembro de 2022. O documento que modificou o decreto nº 41.546 e retirou a proibição para que as atividades ligadas à agricultura familiar e às práticas agroecológicas e sustentáveis, na área do RVS Tatu Bola, para acessar o crédito, até que seja elaborado e publicado o Plano de Manejo. O novo decreto  garante a  integridade  dos  recursos  que  a  unidade  objetiva proteger e assegura às populações tradicionais que residem na área, as condições e os meios necessários  para  a  satisfação  de  suas  necessidades  materiais,  sociais  e  culturais, considerando as  seguintes  modalidades  de  utilização da terra: Agricultura familiar; práticas de produção orgânica ou agroecológicas;  sistemas agroflorestais sustentáveis; agropecuária orientada por práticas de transição agroecológica; práticas de extrativismo sustentável; manejo de apicultura e etc. Em tempo: O Secretário nomeado na seara municipal, não pode assinar, expedir, regulamentar ou criar orientações que outros entes federativos, seja Estado ou União, detenham a competência exclusiva.

Declaração de Nilsinho: Uma vice-prefeita que durante esses quatros anos mal pisou em Lagoa Grande, inclusive de uma forma tão ridícula, até no aniversário da cidade ela não se fez presente,

Não é bem assim: Mesmo de licença maternidade, devido a gravidez de Jorge Garziera Moreno, a vice-prefeita Catharina Garziera esteve presente na missa em ação de graça pelo 29º aniversário de Lagoa Grande. Além de está presente na maioria dos eventos da prefeitura, a força política de Catharina Garziera trouxe pavimentação para os moradores da rua Central, Rua do Posto, Rua da Castanha e Rua São Pedro, ambas em Jutaí; além das ruas: São Paulo, Vasco da Gama, Tupinambás e Dr. Oséas Ribeiro, ambas em Lagoa Grande e as ruas do Futuro, do Campo e do Cajueiro, em Vermelhos.

Declaração de Nilsinho: Essa candidata não tem compromisso e vem de berço político que não tem referência, diferente da minha pessoa, que meu pai teve quatro mandatos.

Não é bem assim: Catharina, a atual vice-prefeita, é filha dos ex-prefeitos Jorge o Rose Garziera. O casal governou Lagoa Grande por três mandatos, ou seja, são 12 anos. Referência Catharina tem de sobra, inclusive, a de Vilmar Cappellaro, o prefeito mais bem avaliado da história de Lagoa Grande. Já Doutor de Iolanda, pai de Nilsinho, foi detentor de quatro mandatos como vereador e em várias foi presidente da Câmara de Vereadores.

Declaração de Gabriel: “A gente vai pagar os precatórios até junho”

Não é bem assim: O TCU manteve seu posicionamento de que precatórios do FUNDEF não podem ser utilizados para pagar professores. Segundo o órgão, os recursos devem ser utilizados na manutenção e desenvolvimento do ensino, e não podem ser utilizados para pagar salários aos professores. O TCU multou o ex-prefeito de Salgueiro, Clebel Cordeiro, por ter feito o rateio dos precatórios do Fundef, na ordem de mais de R$ 5 milhões, entre os profissionais do magistério. O ex-gestor foi condenado a pagar R$ 20 mil de multa.

Blog do Everaldo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *