O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) negou ontem (9), por unanimidade, o recurso eleitoral de Marcionílio de Souza Benício, também conhecido como ‘Marcionílio de Poço Comprido’. Ele disputava uma vaga de vereador nas eleições deste ano em Santa Filomena (Sertão do Araripe), no palanque do candidato a prefeito Cleomatson (PT), mas teve seu registro de candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral local, decisão que foi mantida pelo TRE-PE.
A decisão foi tomada durante a 73ª sessão ordinária híbrida e o processo, sob o número 6002012-97.2024.6.17.0082, teve como relator o desembargador Humberto Costa Vasconcelos.
O motivo da inelegibilidade é uma condenação pela Justiça Federal em 2023, referente a fraudes no programa de distribuição de carros-pipa, fato que resultou na aplicação de uma sanção que o impede de concorrer a cargos públicos por 8 anos (até 2031).
Esta é a segunda vez que Marcionílio de Poço Comprido tenta se candidatar a um cargo eletivo em Santa Filomena, e, mais uma vez, é barrado pela Justiça Eleitoral. A juíza da 82ª Zona Eleitoral já havia reconhecido a sua inelegibilidade, decisão agora confirmada em segunda instância. Embora ainda tenha o direito de recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), especialistas apontam que, por se tratar de uma inelegibilidade objetiva, é improvável que a decisão seja revertida. (Fonte: Charles Araújo)