Morreu, na manhã desta terça-feira (17), o deputado estadual José Patriota (PSB). Ele estava internado no Recife em tratamento contra um câncer no fígado.
José Patriota tinha 63 anos e fazia tratamento desde 2018. Durante esse período, presidiu a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), cargo que ocupou por cinco mandatos no período de 10 anos.
O corpo do deputado estadual será velado na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), das 11h às 13h, e depois seguirá para ser cortejado e sepultado em Afogados da Ingazeira, no Sertão, cidade onde construiu sua trajetória política. No município, exerceu mandatos como vereador, vice-prefeito e prefeito.
José Patriota deixa esposa, quatro filhos e duas netas.
Perfil
José Coimbra Patriota Filho nasceu em 9 de outubro de 1960, em Tabira, no Sertão do Pajeú, mas cresceu no Sítio Carnaúba, em Afogados da Ingazeira. De origem rural, desde cedo se envolveu com a luta dos trabalhadores da região e foi assessor da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais de Pernambuco (Fetape).
Eleito deputado estadual em 2022, Patriota dedicou mais de 40 anos à militância e à gestão pública. Além dos cargos para os quais foi eleito em Afogados da Ingazeira e da gestão da Amupe, ele ocupou funções como a presidência do Programa Estadual de Apoio ao Pequeno Produtor Rural (ProRural) e suas versões para a Zona da Mata e Grande Recife — o ProMata e o ProMetrópole.
Repercussão
A governadora Raquel Lyra (PSDB) decretou luto oficial de três dias no estado em razão da morte do político. Em nota, prestou solidariedade aos familiares e amigos, e disse que recebeu “com tristeza a notícia do falecimento do amigo e deputado José Patriota, um homem público que pautou sua vida pela defesa do Sertão e dos municípios pernambucanos”.
Também em nota, o presidente do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Sileno Guedes, disse que Patriota defendia com vigor os interesses do povo pernambucano.
“Registramos também o nosso desejo de que, da saudade que fica e da tristeza que agora sentimos, tiremos forças para levar adiante o seu legado em defesa de tempos melhores para nossas cidades e comunidades rurais, que é onde as pessoas vivem e onde precisam que as políticas públicas cheguem cada vez mais fortalecidas, como ele tanto defendia”, disse o texto.
A Alepe decretou luto oficial e suspendeu todas as atividades legislativas desta terça-feira em homenagem ao parlamentar.
G1