A prefeitura de Lagoa Grande está investindo na instalação de placas solares em locais administrados pela gestão municipal para reduzir custos com energia. A iniciativa começou em 2023 com a instalação de três usinas e foi ampliada para 16.
As instalações dos novos sistemas de energia solar foram concluídas na semana passada e contemplou o Hospital Municipal José Henrique de Lima; os PSFs 04, 06 e 07/10; às escolas Arco-Íris, Hélio Ferreira Maia, José Arnaldo e Maria Juarezita Nunes Soares; a Creche Zilda Arns, em Vermelhos, os CMEIs Maria Luzimar e Saberes; a Secretaria de Infraestrutura e o Centro de Treinamento e Aprendizado (CTA).
O prefeito de Lagoa Grande, Vilmar Cappellaro, destacou que o objetivo da ação é tornar os prédios autossuficientes na geração de energia elétrica. “Este é um investimento importante para Lagoa Grande. Além de resultar em uma economia significativa para os cofres públicos, a ação prima pela sustentabilidade, preserva o meio ambiente e possui o retorno do investimento significante”, ressaltou o prefeito.
A ação deste ano aplicou cerca de 1055 módulos de 555 kWp para cobertura dos treze prédios públicos. A prefeitura estima que as unidades produzam cerca de 74.400 kWh/mês. Em 2023 as usinas foram instaladas na Escola Municipal Nossa Senhora Auxiliadora e no Ginásio de Esportes, na sede, e na Escola Eduardo Campos, em Vermelhos.