Em Lagoa Grande no Sertão de Pernambuco, as articulações e costuras políticas para a eleição da mesa diretora já se iniciaram e já começa a se intensificar com as conversas dos bastidores.
Em uma sessão realizada recentemente, se observou o presidente em exercício vereador Mantena tentando trazer o tema para debate, quando fez questão de destacar por duas vezes durante a sessão, os procedimentos para a eleição da mesa diretora da casa, sendo que no entanto, ninguém se pronunciou sobre o assunto, ficando no vácuo.
Já circulam para a disputa nomes como do próprio presidente em exercício, vereador Mantena e de Italo Ferreira, ambos eleitos na base da prefeita Catharina Garziera, onde também já se comenta, que uma das chapas seria encabeçada por Mantena.
Também tentando ganhar notoriedade ultimamente vem.a vereadora reeleita Edneuza Lafaiete, afirmando que será candidata, no entanto, a mesma deixa claro que estará no mesmo espaço da Chapa de Mantena, com isso, fica claro que a mesma está do lado que sua chance é difícil de sustentar uma candidatura com solidez para conseguir os votos necessário, inclusive na sessão desta semana que a mesma presidiu deixou claro de quem seria os seus votos, isso contando com os que supostamente fecharia com Mantena.
Só que na verdade verdadeira, nos bastidores a conversa é outra totalmente diferente, assim.como as versões da história.
A pergunta é: Mantena teria votos para vencer, Italo Ferreira nessa disputa? com as peças colocadas no tabuleiro do jogo, alguns acreditam que não, porque na hora “H”, as decisões mudam de lado.
Dos 11 edis, um lado precisa apenas cravar 6 votos para se eleger presidente da mesa diretora da Casa Zeferino Nunes para o comando de dois anos.
Ainda o que se sabe dos bastidores é que nem a prefeita eleita Catharina e nem tão pouco o atual prefeito Vilmar Cappellaro, que estará deixando o cargo, não se envolverão nas costuras políticas da disputa.
Outro assunto que circula em silêncio e tem causado muitas movimentações todos os dias e o dia todo nas dependências da Casa Zeferino Nunes, é sobre o desfecho na justiça dos processos da 38ª Operação de Repressão Qualificada do ano pela Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), intitulada ‘Escroque’, que teve como alvo o vereador e presidente da casa Josafá Pereira que a justiça afastou por 180 dias onde o mesmo ainda se encontra afastado do cargo, faltando pouco mais de um mês para terminar o mandato.
Com a diplomação dos eleitos e suplentes marcada pela justiça eleitoral para o dia 17 de dezembro, período em que Josafá ainda poderá estar afastado, fica a expectativa.