Alterações do Regimento Interno da Casa Zeferino Nunes a ‘calada da noite’ foi assunto em debate na última sessão

 

Na última sessão da Casa Zeferino Nunes realizada em 04/12, com o Projeto de Resolução de alteração sobre a eleição da mesa diretora, o assunto foi debatido e os vereadores ligaram o desconfiômetro para outros artigos do Regimento Interno que possam terem sido alterados sem passar pela comissão. E isso foi o que ocorreu segundo os edis nos artigos 23 e 24.

Sem citar nomes ou responsáveis pela alteração as escuras ou quem seria beneficiado ato foi veementemente criticado pelos vereadores da situação chegando até aos grupos de whatsapp.

Para a vereadora Werliane Araújo(PSD) temos que tratar as leis com responsabilidade não se pode brincar com a lei, isso citando as alterações do regimento interno sem autorização da comissão.

“No caso do nosso regimento interno é sabemos que nós discutimos de uma forma estava escrito de outra forma, como bem falei para Mantena estávamos em reunião aqui na Câmara nós frisamos bastante a questão da eleição da Câmara municipal  quando também estava a recondução do presidente por mais de 2 anos e também a questão de quem assume em caso de empate não podemos é, não podemos contrariar a lei federal, a lei que vem lá de cima né… então assim, a gente fica triste”, ponderou a vereadora.

Werliane disse chegar a pensar na sugestão de junto com os demais edis ser realizada uma outra revisão no regimento da casa devido ser muitas páginas, isso deixando claro não impor culpa a ninguém pelo ocorrido.

Porque assim são muitas páginas né sentamos aqui com responsabilidade claro, eu não quero aqui culpar ninguém, mas me veio até uma dúvida agora se não seria necessário de sentarmos e revisar esse regimento para ver se não há mais alguma falha e, falha essas que contrariam a lei né a lei maior, então é isso fica a critério dos amigos vereadores dos nossos colegas se realmente precisamos dar uma revisada nesse regimento interno”, sugeriu Werliane.

Ainda durante a sua fala de aparte, Werliane diante dos fatos e últimos acontecimentos  envolvendo a Casa Zeferino Nunes, disse se sentir triste com isso, e falou da importância na escolha do próximo presidente.

“A gente fica preocupada também com a questão dessa casa, da Câmara não é… temos que ter a responsabilidade de colocar pessoas que realmente queiram tratar as coisas a sério, estamos vendo hoje aqui que não é brincadeira tudo que tem acontecido durante esse período, ficamos tristes com as coisas”, destacou a vereadora.

Favoritismo 

 “As vezes a gente vê aqui que a lei é criada para o favoritismo, a lei é criada.. era né….. porque agora a gente estamos muito atenciosos a essa questão. Então a lei aqui [Câmara de Vereadores], ela tava sendo criada conforme a necessidade de quem estava no pleito, quem estava aqui [Presidência] no comando“, criticou Werliane Araújo.

E reforçou a necessidade da revisão do Regimento Interno até 31 de dezembro, data que se encerra os mandatos.

Vale destacar que a observação nas alterações foram do debate da comissão foi feita pelo ex-vereador Erasmo Farias e levada a constatação pelos vereadores Fernando Angelim, Professor Vavá e Lindacir Amorim, a quem o presidente em exercício vereador Mantena, fez agradecimentos pela observação.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *