Prefeito nomeia mãe, pai e irmão como secretários e presidente de fundo; salários são de R$ 10 mil

Atual prefeito de Ribeirão Preto, Guto Volpi, ao lado dos pais. Foto: Divulgação

Guto Volpi (PL), prefeito reeleito de Ribeirão Pires, na Grande São Paulo, nomeou três familiares diretos para cargos de secretários municipais no início de seu segundo mandato. Sua mãe, seu pai e seu irmão passaram a ocupar postos no primeiro escalão da administração municipal, com salários de R$ 10 mil.

Desde janeiro, Clovis Volpi, ex-prefeito da cidade e pai do atual gestor, assumiu a Secretaria de Saúde. Rafael Volpi, irmão de Guto, foi nomeado secretário de Educação. Já Lígia Volpi, mãe do prefeito, ocupava a presidência do Fundo Social de Solidariedade, mas foi exonerada no dia 1º de março. Segundo a prefeitura, ela atuava de forma voluntária, sem receber remuneração.

“A nomeação dos secretários de Saúde e Educação está dentro da legislação vigente, priorizando experiência e competência técnica para o exercício das funções”, declarou.

Histórico de cassação

Clovis Volpi, atual secretário de Saúde e pai do prefeito, governou Ribeirão Pires até 2022, mas teve seu mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por violação à Lei da Ficha Limpa. Ele teve as contas de 2012 rejeitadas e, portanto, não poderia ter se candidatado em 2020.Após a condenação, Guto Volpi, então presidente da Câmara Municipal, assumiu interinamente a prefeitura e venceu a eleição suplementar realizada em dezembro de 2022, concluindo o mandato que terminou em 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *