Na sessão da última quarta-feira(09), da Casa Zeferino Nunes em Lagoa Grande no Sertão de Pernambuco, o vereador e líder da situação Fernando Angelim(MDB), apresentou uma indicação que vem gerando polêmica nas ruas e redes sociais.
A indicação de n° 035/2025 solicita da prefeita Catharina Garziera juntamente com a Coordenaria de Esporte para que seja construída uma pista para quem pratica o ‘Grau’.
Modalidade essa praticada por motociclistas que realizam manobras acrobáticas em motos e outros veículos de duas rodas.
O vereador justificou que tendo um local adequado e seguro evitará das pessoas que praticam o grau nas ruas coloquem a sua própria vida e de outras pessoas em riscos e até mesmo serem abordadas pelas autoridades policiais em vias públicas.
A indicação do líder do governo, tem sido alvo de muitas críticas e aberto debates em grupos de WhatsApp, mas também tem quem defenda a iniciativa do vereador.
A prática do grau, também conhecida como wheelie ou stunt, é uma modalidade esportiva que consiste em fazer manobras com a motocicleta. Consiste em empinar a moto, deixando a roda dianteira no alto enquanto se equilibra na traseira.
A prática do grau é muito comum entre os proprietários de motos mais populares, as city.
- O artigo 244 do CTB proíbe conduzir motocicletas fazendo manobras perigosas, como empinar (dar grau).
- Em alguns municípios, como Mariana, Minas Gerais, e Peruíbe, no litoral de São Paulo, há projetos de lei que reconhecem o “grau” como uma modalidade esportiva.