O deputado estadual Antonio Coelho se somou à voz da comunidade acadêmica de Petrolina para assegurar a recuperação do Campus da Universidade de Pernambuco (UPE) em Petrolina, que se encontra totalmente abandonado pelo Governo de Pernambuco. O estado é responsável pela instituição. O parlamentar, que é presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Tributação da Assembleia Legislativa, fez uma visita à Diretoria e às instalações da instituição recentemente. Acompanhado do prefeito de Petrolina, Simão Durando, constatou a dura realidade enfrentada por estudantes, professores e demais funcionários da Universidade, que é pioneira no município.
Durante a sua passagem pelos espaços do Campus, o deputado Antonio Coelho constatou a situação penosa em que se encontra a estrutura da universidade. “São mais de 80 espaços comprometidos. São oito mil metros quadrados condenados e mais de três mil alunos afetados. O cenário é doloroso. Corredores vazios, laboratórios interditados, salas de aula silenciosas, risco de desabamento. O teto pode cair, literalmente”, lamentou o parlamentar. Na sequência, ressaltou “ser triste ver um prédio histórico, onde nasceu a primeira universidade pública de Petrolina, encontrar-se na atual situação”.
No rol desse imenso prejuízo também se encontram os estudantes do Colégio de Aplicação, que funciona no mesmo local. Inclusive, ainda enfrentam dificuldades com a questão da merenda.
Presente à vistoria, o prefeito Simão Durando ressaltou a falta de apoio e aproveitou para fazer um apelo ao Governo de Pernambuco. “São necessários quatro milhões de reais para solucionar os problemas de forma definitiva, arrumar o teto que está condenado. Um pedido não só de Petrolina, mas do Vale do São Francisco, pois, estudantes de vários municípios vêm para a UPE e para a Escola de Aplicação atrás de realizar um sonho”, destacou o gestor petrolinense.
O deputado Antonio Coelho reforçou a letargia e a falta de vontade do governo do estado, neste primeiro momento, a respeito da questão orçamentária para que se possa revitalizar a UPE. “Quero colocar o meu mandato à disposição, as nossas emendas parlamentares, a nossa articulação na Comissão de Finanças para viabilizar o orçamento que for necessário a fim de que a gente possa resgatar e ajudar a recuperar a UPE em Petrolina”, finalizou o parlamentar.