Secretária de saúde Ana Araújo, vai a Casa Zeferino Nunes e fala sobre importantes ações em andamento que irá beneficiar a população de Lagoa Grande(PE)

A secretária Municipal de saúde de Lagoa Grande(PE), Ana Araújo, esteve no último dia 21/05 presente na Sessão ordinária da Casa Zeferino Nunes fez esclarecimentos pontuais sobre a politica do Sistema Único de Saúde(SUS) para os vereadores, assim como, falou sobre outras demandas que geram reclamações por parte da população no sistema de atendimento da secretaria.

Medicamentos de Alto Custo

Recentemente a secretária Ana Araújo esteve em audiência com o Ministério Público para fazer esclarecimentos sobre o fornecimento de medicamentos de alto custo, onde muitas pessoas precisam de tais medicamentos e não tem condições financeira de comprar.

De acordo com a secretária, o município trabalha com a farmácia básica e com a baixa complexidade que é o hospital e, no entanto, só tem legalidades para comprar o que existe na relação do Remume e do Rename.

“REMUME” é a sigla para Relação Municipal de Medicamentos Essenciais, que define a lista de medicamentos padronizados e oferecidos pelo município para a população. Por outro lado, “RENAME” é a sigla para Relação Nacional de Medicamentos Essenciais, uma lista mais abrangente elaborada pelo governo federal, que serve como referência para os municípios na elaboração da sua REMUME.

Em resumo, a REMUME é a lista local e a RENAME é a lista nacional de medicamentos essenciais. 

“A gente não pode sair dessas duas relações então, o recurso que é enviado pela União, pelo Ministério da Saúde, para a questão farmacêutica, é que a gente mantenha a atenção primária, que são os nossos postos de saúde abastecidos”, esclareceu a secretária.

“Falando o assunto de medicamentos de alto custo, tivemos uma audiência com o promotor da nossa cidade para que pudéssemos ter um entendimento sobre competência, aquilo que cabia ao município arcar com medicamentos, aquilo que era do estado e o que era da União. E foi uma audiência muito positiva, muito boa”, completou Ana.

Decisões

[…] e foi tomado algumas decisões em conjunto para que a população também tomasse entendimento, mas em nenhum momento a gente deixasse essa população descoberta, esse período inicial, foi da nossa prefeita, Catharina, que já afirmo aqui nessa casa, que em todo o momento ela tem saúde com prioridade. Ela tem entendimento muito tempo sobre isso e, ela já vinha me procurando… “tudo bem, secretária, que não é competência do município, mas eu não quero que a população que depende desses medicamentos de alto custo e possa ficar sem a resposta, possa ficar sem uma solução, sem um direcionamento”. Foi o pedido da prefeita de forma muito firme e é isso que fizemos. E aqueles medicamentos que ultrapassam o valor de alguns salários mínimos, que nem cabe ao estado e nem cabe ao município, ficou acertado na nossa audiência que aí eles vão ser juridicionados,  mas os nossos pacientes não ficarão sem seus medicamentos e nem sem a resposta”,esclareceu a secretária Ana.

A  secretária também falou da aquisição da CAF-Central de Abastecimento Farmacêutico e da Farmácia Municipal, onde é um novo espaço e mais adequado, salubre onde estarão todos medicamentos de forma centralizada que terá todo controle de distribuição, assim como, toda a população usuária vai estar sendo cadastrada ao receber o seu medicamento.

Área Rural

Postos de saúde distantes, a população continuará sendo atendida nos mesmos locais de antes, sendo que farmácia é para que possa atender a população da área urbana. Apesar de facilitar em todo esse controle.

Pacientes de Área descoberta

“Os pacientes da descoberta a gente está fazendo um georreferenciamento, uma territorialização, a gente está fazendo um novo desenho, para que seja distribuído e essa área seja contemplada. Enquanto isso não acontece, a gente vai até essa população levando serviço de saúde e a gente vai levar. Estamos fazendo isso. A gente continua com as ações, a gente continua com os mutirões”, afirmou a secretária.

Abertura da Farmácia Municipal

“Com a abertura da Farmácia Municipal, tivemos um acerto com a Farmácia Estadual, que vai vir duas vezes por mês. A gente está deixando uma sala disponível para que a Farmácia Estadual venha até o município, faça o cadastro da nossa população e, entregue também essas medicações para os pacientes não ficarem sem suas medicações de alto custo”, informou a gestora da saúde.

Hospital José Henrique de Lima

Após levantamento, constatou-se a necessidade urgente de uma reforma,onde a planta está pronta e já autorizado pela prefeita. A reforma terá inicio em breve para que seja entregue à população e terá: porta de entrada com a triagem, chamada do paciente em painel eletrônica,  triagem por necessidade de urgência e emergência, utilizando as pulseiras verde, amarela e vermelha, implantação do prontuário eletrônico, Sala Vermelha equipada pronta e preparada para receber pacientes graves, Sala Amarela, Sala Verde, sala de inalação e Sala de Pediatria.

Bloco Cirúrgico

A secretária Ana Araújo também anunciou o inicio da realização de cirurgias com toda equipe montada, com médicos cirurgião e anestesista. Inclusive, irão ser realizadas cirurgias pediátricas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *